09/04/2019 09h59

Secretário de Infraestrutura atendeu ao pedido dos moradores para debater sobre o assunto

Redação

Foi realizada na noite da última segunda-feira (08) uma reunião entre moradores dos bairros Jardim Alvorada e JK e o secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Adriano Barreto, para discutir o problema causado pela enxurrada às famílias residentes nestes bairros.

A reunião, solicitada por um grupo de moradores, contou com a representatividade da Prefeitura, por meio da SEINTRA, quando Adriano ouviu as reivindicações e reclamações das pessoas que convivem há anos com estes problemas.

O secretário entendeu que o problema é antigo, que medidas urgentes devem ser tomadas para ajudar o escoamento das águas, porém, somente uma obra de macrodrenagem será capaz de resolver por completo. “Nossa Administração tem um projeto baseado em estudos de área para solucionar o problema das enxurradas em suas casas, porém, necessita de um investimento pesado, que só será possível com captação de recursos federais ou financiamentos”, explicou.

De imediato, Adriano expôs que algumas medidas serão tomadas para amenizar os transtornos, entre elas a limpeza constante das galerias e bueiros do Jardim Alvorada, principalmente ao redor da Escola Municipal Maria Eulália Vieira, que já iniciaram nesta terça-feira (09).

Ele também sugeriu o escoamento das ruas José Hamilcar Congro Bastos e Wilson Carvalho Viana para o “Piscinão” do bairro Cangalha, evitando assim, o acúmulo de águas nas casas do JK. O secretário ainda considerou a antecipação da construção de um canal aberto ao longo da Avenida Jari Mercante, recebendo as águas pluviais dos bairros em questão e adjacentes, que estava contemplado no projeto de financiamento, mas se mostra essencial para execução imediata.

Após a reunião, o Secretário visitou as galerias e bueiros, juntamente com os moradores, e ouviu as reclamações e sugestões dos mesmos. O vereador Luiz Akira também participou do encontro.

Moradora há 30 anos na Avenida Jari Mercante no Jardim Alvorada, a cabeleireira Luiza Lopes agradeceu à atenção do Secretário e espera que as providências sejam tomadas. “Esta é a primeira vez que alguém da Prefeitura vem em nossas casas nos dar atenção. Já fizemos reunião com outros gestores, mas nunca tivemos qualquer solução. Quero acreditar que desta vez nosso problema seja resolvido ou amenizado”, disse.

A SEINTRA iniciou o planejamento das propostas emergenciais para aqueles bairros e, conforme o Secretário, os serviços devem começar ainda esta semana. “Vamos aproveitar o período seco para fazermos um bom trabalho e evitar o sofrimento daqueles moradores que há tanto tempo passam sufoco durante as chuvas”, concluiu.

Reunião discutiu os problemas dos bairros. Foto: Divulgação

Comentários