Sete contêineres terão camas, banheiro e ar condicionado e serão separados de acordo com o setor em que os profissionais atuam, para evitar contaminações

Profissionais de saúde lotados na Unidade de Pronto Atendimento – Upa 24h – ganharão, nos próximos dias, um local adequado para descanso. Começaram a ser instalados os contêineres na Unidade, classificados para os grupos de servidores.

Sete contêineres foram alugados pela Prefeitura para compor as melhorias realizadas no local.

Conforme a coordenadora da Upa 24h, Juliana Rodrigues Salim, os contêineres que terão banheiro, camas e ar condicionado. “Estes espaços serão separados de acordo com o setor que o profissional atua, sendo as Unidades Trauma, Clínico e Síndromes Respiratórias, que inclui a COVID-19. Com isso, diminuímos o risco de contágio dos profissionais que estão em contato com o público suspeito de Coronavírus com os demais”, explicou.

A previsão de estarem prontos, segundo Juliana, é na próxima semana. Atualmente, a área de descanso dos enfermeiros, técnicos, médicos e outros profissionais da saúde é utilizada por todos e dentro da Upa. “Precisamos preservar a saúde dos nossos profissionais, uma vez que eles estão na linha de frente de tantas contaminações. Além disso, o descanso adequado é merecido”, reforçou.

A carga horária dos funcionários do atendimento clínico é de 12 horas. Os que trabalham na Unidade de Gripe é seis horas, ficando de sobreaviso para outras demandas.

Devido ao toque de recolher e medidas de isolamento por causa da COVID-19, houve uma grande redução no fluxo de atendimento, sendo atualmente uma expectativa de 150 a 200 atendimentos por dia. Além dessa instalação, já estão programadas a reforma e ampliação da Upa-24h, que tem previsão para iniciar ainda neste semestre.

Comentários