Desinfecção é feita nas áreas de grande circulação e acesso das pessoas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas vem realizando, desde março e quase diariamente, serviços específicos de sanitização para prevenir a contaminação pela Covid-19 nos locais públicos de circulação de pessoas.

Além das Unidades de Saúde, como, UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento), Quartel do 5º Grupamento de Bombeiros (5ºGB), Clínicas da SMS, Aeroporto Municipal “Plinio Alarcom”, Secretarias Municipais, a equipe também vem realizando a sanitização de Unidades Básicas de Saúde (postos), Almoxarifado, Laboratório Municipal, Escolas Municipais e CEIs (Centros de Educação Infantil).

Como ressaltou a diretora interina da Vigilância em Saúde e Saneamento, Geórgia Medeiros de Castro Andrade, estas ações estão sendo realizadas, de modo mais intenso e contínuo, graças à parceria da SMS com as demais Secretarias Municipais, entre elas, a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e a participação da equipe do setor de Endemias e Controle de Vetores, que opera as bombas costais motorizadas, usadas na sanitização.

Geórgia explicou que a sanitização é feita nas áreas de circulação e acesso das pessoas a esses locais, “tidos como vulneráveis e sujeitos à contaminação”, relatou, dando como exemplo o almoxarifado central, o setor de Tributação e, especialmente, as Unidades de Saúde.

“A sanitização é feita com a aplicação de um produto à base de cloro misturado com água, por meio de pulverização, a alta pressão, usando bombas costais”, explicou.

A finalidade “é matar o vírus, que pode estar na superfície, nas paredes, nos bancos ou cadeiras, nos pegadores de portas ou no chão”, resumiu Geórgia.

A sanitização, sob a responsabilidade do supervisor do Setor de Endemias e Controle de Vetores, Mauro Roberto Basílio, conta com uma equipe de seis Agentes de Combate às Endemias.

A ação é realizada diariamente nas unidades onde é realizada a coleta de materiais para COVD-19, ou seja, Corpo de Bombeiros e unidades de Saúde Novo Oeste, Maristela, Santa Rita, Vila Piloto, Paranapungá e São Carlos.

Comentários