27/03/2012 10h47 – Atualizado em 27/03/2012 10h47

Da Redação*

Na tarde desta segunda-feira (26), na presença de diversas autoridades, o Des. Luiz Carlos Santini, presidente do TJMS, inaugurou o anexo do Anexo do prédio do Tribunal de Justiça, denominado Des. Nelson Mendes Fontoura.

Com área de 4.656 m² de edificação, a obra é um projeto arrojado que inclui o novo Protocolo Externo (PEX), além do aproveitamento do estacionamento dos servidores, cuja construção sobre pilotis (construção baseada na sustentação de uma edificação por meio de pilares ou colunas em seu pavimento térreo) aumentou a área em 1.750 m².

Em um discurso breve, o presidente do TJMS ressaltou o valor da obra. “Realizamos tudo isso por R$ 1.662,00 o m², o que significa dizer um valor baixíssimo para um prédio desta categoria. Se exigimos trabalho e dedicação dos servidores, no mínimo, devemos proporcionar condições adequadas. Colocamos assim o novo anexo à disposição da população”, disse ele.

O convênio para a realização da obra foi assinado em maio de 2009 pelo governador André Puccinelli e o então presidente do TJMS, Des. Elpídio Helvécio Chaves Martins. Pela parceria, o governo estadual arcaria com 50% do valor total da edificação e a elaboração do projeto, licitações, fiscalização dos trabalhos e demais andamentos ficaram sob a responsabilidade do TJMS.

O novo prédio atende as Secretarias do Tribunal de Justiça, com subsolo, térreo e pavimento superior, em uma adaptação do projeto original para as novas estruturas de hoje. Com a obra será possível atender completamente a área principal do Poder Judiciário. A Secretaria Judiciária terá o atendimento unificado, totalmente integrado tanto para a área interna como a área externa, já que o PEX oportunizará atendimento por acesso independente ao principal.

Para atender as alterações houve a relocação de estruturas existentes nas áreas da edificação como a Secretaria de Gestão de Pessoal, Assessoria de Planejamento, Secretaria de Tecnologia da Informação, Controle Interno, Biblioteca, Departamento dos Juizados, Núcleo de Resolução de Conflitos e a Secretaria de Obras.

Entre as autoridades presentes à inauguração estavam o govenador André Puccinelli, a deputada estadual Mara Caseiro, o desembargador federal Roberto Luiz Ribeiro Haddad; o presidente da Associação dos Magistrados de MS (AMAMSUL), juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian; o chefe do Estado Maior do CMO, Gen. de Brigada Pailo Sérgio Nogueira de Oliveira; o procurador de justiça Hudson Kinashi; o presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte; o Defensor Geral Paulo André Defante; o procurador-geral do município Ernesto Borges Neto; Jean Marco Ferreira, representante da justiça federal, o juiz Luiz Antônio Cavassa de Almeida, diretor do Foro da Capital, além de vários desembargadores, juízes e famíliares do homenageado.

(*) Com informações do TJMS

Comentários