22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Presos tentam fazer saques em bancos

26/05/2004 17h10 – Atualizado em 26/05/2004 17h10

Mesmo presos, integrantes do esquema de fraudes em licitações no Ministério da Saúde tentaram fazer movimentações financeiras, incluindo saques de até R$ 1 milhão. A descoberta foi feita hoje pelo governo, que recebeu informações de um dos bancos. Pela manhã, a secretária nacional de Justiça, Cláudia Chagas, foi avisada e acionou todos os orgãos ligadas à área, inclusive o Banco Central e o Conselho de Controle de Operações Financeiras (Coaf), além da Polícia Federal, que já havia pedido – e foi atendida – a indisponibilidade dos bens dos acusados.

Segundo Cláudia Chagas, o Departamento de Recuperação de Ativos Financeiros do Ministério da Justiça também vai pedir a retenção dos bens, mas, com base na Lei de Lavagem de Dinheiro. Além disso, a Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça abriu processo para investigar possível formação de cartel pelas empresas que fornecem medicamentos e equipamentos ao Ministério da Saúde.

O Tribunal de Contas da União (TCU) já havia constatado que laboratórios negociavam entre si para indicar os preços nas licitações. O secretário da SDE, Daniel Goldberg, dará agora à tarde uma entrevista coletiva sobre o assunto. Pela manhã, ao assinar um convênio com a Fundação Getúlio Vargas, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, afirmou que “a corrupção é inerente à natureza humana”, mas que o governo está trabalhando para reduzir a níveis aceitáveis este tipo de crime no País.

Fonte: Estadão – SP

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.