20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

PRF estreia “pré-bafômetro” durante Operação Proclamação da República

15/11/2018 07h25

Aparelho permite utilização sem o condutor sair do carro: basta o motorista soprar perto do aparelho, sem encostar a boca, para que ele acenda a luz vermelha caso haja algum nível de álcool no ar.

Gisele Berto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai operar com uma novidade nesta Operação Proclamação da República 2018: um aparelho de triagem para testes de etilômetro-bafômetro.

Os benefícios deste aparelho de triagem são agilidade e redução do tempo necessário para o teste do aparelho convencional. Com ele, o motorista nem precisará descer do veículo para realizar o teste. O condutor assoprará, sem contato físico com o equipamento, que irá emitir uma luz vermelha, caso haja alguma quantidade de álcool no ar expelido, ou uma luz verde, quando o resultado for zero. O teste dura menos de 10 segundos.

Em casos onde o aparelho acusa presença de álcool, o condutor é convidado a realizar o teste no bafômetro tradicional. Esse sim, acusará qual a quantia de álcool e se caberá o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa administrativa no valor de R$ 2.934,70 ou a prisão em flagrante, quando o bafômetro acusa valor superiores a 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido.

O equipamento também proporciona uma economia de bocais de etilômetro utilizados.

A PRF realiza cerca de seis mil testes de etilômetro por mês. Durante as operações como esta, que ocorre em finais de semana, são registrados por volta de mil testes. Há ganhos também na questão de impacto ambiental, reduzindo o descarte de bocais de material plástico.

FERIADO

A Operação Proclamação da República conta com reforços de policiamento especialmente nos horários de saída e volta de viagens no feriado. Esses horários normalmente ocorrem quando as pessoas iniciam seu período de folga, o que deve ocorrer na manhã de quinta-feira, período que o trânsito nas rodovias federais do estado deve dobrar. No domingo, momento em que as pessoas retornam para suas residências também é esperado um aumento no fluxo.

Aparelho de triagem para o bafômetro, que a PRF vai estrear nesta Operação Proclamação da República

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.