24.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

PRF utiliza equipamento de scaner para vigiar fronteiras

04/03/2013 15h45 – Atualizado em 04/03/2013 15h45

PRF utiliza novo equipamento para vigiar fronteiras

A PRF tem buscando de forma constante o aparelhamento para combater os transportes ilícitos

Da Redação

A PRF passou a utilizar uma nova arma no combate à criminalidade nas nossas rodovias: escaneres capazes de verificar veículos em movimento e identificar neles eventuais indícios de crime, como drogas, armas, explosivos, munições, pessoas (tráfico de seres humanos) e outros. Esses equipamentos foram adquiridos para auxiliar o trabalho dos nossos policiais, de forma a aumentar a eficiência e reduzir a exposição do policial, que saberá antecipadamente qual veículo abordar e planejar o nível de abordagem.

Como todos sabem, o crime organizado tenta a todo custo transportar seus ilícitos para as os centros consumidores utilizando nossas rodovias, favorecidos por uma fronteira seca. De posse disso, a PRF tem buscando de forma constante o aparelhamento para combater estes ilícitos. Passamos a contar em 2011 com um Helicóptero Colibiri de forma definitiva com base em Campo Grande, o MS recebeu do ano passado até agora, 120 novos policiais. Agora, passamos a contar também com equipamento scâneres

O equipamento foi adquirido a um custo de 2 Milhões de reais iniciou seus trabalhos dia 7 de Dezembro. Neste primeiro dia, já flagou 406 Kg de Cocaína em compartimento escondido na baú de um caminhão câmera fria. Desde esta data, as apreensões continuaram a ocorrer. Até 28 de de Fevereiro foram 131 pneus 522.400 Kg de Cocaína, 131 pneus contrabandeados, 21 litros de bebidas, 5000 peças de roupas, 1 submetralhadora, 3 pistolas, 2 revólveres, 50 munições, 2 menores sendo transportados juntos com cavalos. 441 medicamentos importados de origem desconhecida (comumente utilizadas como anabolizantes), 221 Kg de Maconha num total de 6 pessoas presas.

Muito mais que uma aquisição de equipamento, os escaneres marcam nossa presença na Estratégia Nacional de Fronteiras, onde atuamos também nas operações Agatha e Sentinela.

O modelo comprado permite escanear veículos com ou sem pessoas no interior, sem qualquer risco para a saúde de motoristas e passageiros. (Há um ofício da Comissão nacional de Energia Nuclear referendando isso.). Já é utilizado largamente pelos EUA na fronteira com o México.

Em virtude desta possibilidade, pode-se escanear um número muito maior de veículos, já que não é preciso que as pessoas saiam do interior. Basta passar com o equipamento do lado do veículo, mesmo em movimento.

(*) Com informações de Assecom PRF

Foram 131 pneus 522.400 Kg de Cocaína, 131 pneus contrabandeados, 1 submetralhadora, 3 pistolas, 2 revólveres, 50 munições, 2 menores sendo transportados juntos com cavalos, 221 Kg de Maconha (Foto: Divulgação/PRF)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.