19/09/2019 14h18

A Teia Criativa fica na rua Josino da Cunha Viana, 811, no bairro Vila Nova, perto do Três Lagoas Clube e sua abertura será dia 21, das 13h às 18h.

Redação

Em tempo de dificuldades econômicas, a criatividade e o colaborativismo podem ser uma possibilidade de empreendedorismo. Pensando nisso, será aberta, neste sábado, 21 de setembro, a Teia Criativa, primeira loja colaborativa de Três Lagoas, voltada para o comércio da produção manual de um coletivo de artesãs.

A loja já conta com produtos de 11 expositoras e tem espaço para até 20. A inauguração será das 13h às 18h, com música ao vivo, sorteio de brindes, atividades para crianças e um bazar com saldão de peças artesanais.

Os objetos têm uma proposta mais contemporânea e o mix de presentes, decoração, utilidades, arranjos de plantas e vestuário, é grande. São mandalas pintadas com pontilhismo e em crochê; painéis decorativos, suportes de plantas e outros utilitários em macramê; peças em madeira de demolição, cabideiros e quadros; potes, topos de bolo, chaveiros e uma grande variedade de biscuit; arranjos de plantas, terrários, vasos artesanais em concreto e vasos customizados com cactos e suculentas; bolsas e acessórios em crochê; bijuterias; utilitários em pedraria, almofadas; amigurumis; roupas em tie die; telas; esculturas e utilidades domésticas em madeira;roupas de mesa; saboaria; bordados e velas artesanais, entre outros.

“A ideia é dar um endereço fixo para artesãs que já vendem em casa, na Internet ou em feirinhas de artesanato. A economia criativa e solidária tem sido a saída para os pequenos produtores e vamos tentar implantar este modelo aqui na cidade também, para incentivar o empreendedorismo feminino”,explica Vinícius Raspini, universitário e microempreendedor que está abrindo a Teia.

Ele afirma que também pretende, informalmente, dividir a gestão com as mulheres. “As vendas serão em consignação, a artesã vai deixar o artesanato na lojinha e terá tempo para produzir ou trabalhar em outra atividade. Mas, além de terem um espaço para deixar suas peças em exposição, como se fosse um bazar permanente, elas vão quase que mandar na Teia porque estamos abrindo espaço paraelas organizarem a loja do jeito delas, para discutirem o que pode ser melhor, afinal elas entendem do negócio e já ajudam no orçamento doméstico com ele. Se der certo, vamos buscar parcerias para promover capacitação delas, para melhorar os produtos e aprender o empreendedorismo. Muitas já são MEIs e, talvez, no futuro, elas poderão ter seus próprios negócios ou poderemos crescer juntos”, aposta Vinícius.

A artesã Patty Sobral, que produz bijuterias e peças decorativas em crochê, como mandalas e filtros do sonho, será uma das expositoras da Teia. Ela vende em eventos e bazares promovidos pela prefeitura e amigos e tem muita expectativa sobre a participação no projeto. “No último ano, o artesanato tem se fortalecido na cidade. Nosso sonho é que os três-lagoenses prestigiem a loja, para conhecer nossos trabalhos. Temos muitas opções de bom gosto e qualidade”, afirma.

A Teia Criativa fica na rua Josino da Cunha Viana, 811, no bairro Vila Nova, perto do Três Lagoas Clube e sua abertura será dia 21, das 13h às 18h.

Divulgação

Comentários