20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Governo dá dignidade ao trabalhador na busca por uma vaga no mercado

02/05/2014 09h21 – Atualizado em 02/05/2014 09h21

Primeiro de maio: Governo dá dignidade ao trabalhador na busca por uma vaga no mercado

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, busca sempre combater o desemprego e promover a proteção social do trabalhador com base nas políticas nacionais e estaduais de inclusão social

Da Redação

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), busca sempre combater o desemprego e promover a proteção social do trabalhador com base nas políticas nacionais e estaduais de inclusão social, com ênfase nos vetores: intersetorialidade, responsabilidade social corporativa, cidadania e economia solidária, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável sul-mato-grossense e para o estabelecimento de uma sociedade mais igualitária.

Dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apontam que o Estado tem o 10º IDH do País (Índice de Desenvolvimento Humano medido pela ONU), que leva em consideração, entre outros índices, os fatores econômicos e de qualidade de vida de uma população.

A Funtrab, criada em 28 de janeiro de 2003, é o órgão responsável pela gestão das políticas públicas de Trabalho, Emprego e Renda em Mato Grosso do Sul. Vinculada à Setas, tem por objetivo integrar as ações de atendimento aos trabalhadores e empregadores, favorecendo a inclusão social através do trabalho.

Por intermédio dos Ciats (Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador) a Funtrab executa ações com equipe multidisciplinar para atendimento ao trabalhador e empresários, disponibilizando a ambos o conjunto de serviços disponíveis no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda de MS.

Somente em 2013, segundo dados do observatório do Trabalho da Funtrab, mais de 13,4 mil pessoas foram inseridas no mercado de trabalho por meio da Fundação no Estado. No acumulado desde 2007, foram mais de 117 mil trabalhadores que conseguiram uma nova vaga de trabalho.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Com parceria estabelecida com o governo do Estado, Funtrab, Fórum Estadual de Economia Solidária e diversas entidades, a Central de Comercialização de Economia Solidária (CCES/MS) oferece uma gama de produtos passando pelo artesanato, produção indígena e quilombola e vem ganhando reconhecimento internacional, como a que a considerou uma das referências na comercialização de produtos da economia solidária na América Latina, sendo inclusive finalista em uma premiação com mais de 1 mil inscritos.

Atualmente, como explica a gerente administrativa do local, Claurinda de Oliveira, a central de comercialização conta com mais de 400 colaboradores de forma direta e abrange mais de 2 mil de forma indireta. “Muitas pessoas dependem exclusivamente daqui para tirar seu sustento”, conta a gerente. Claurinda revela ainda que desde sua inauguração, em 2006, a central cresceu muito tanto em estrutura física, como em formação humana. “Recentemente tivemos a reforma do prédio pelo governo do Estado, o que nos apoiou muito, mas o que mais me impressiona foi como as pessoas cresceram e se desenvolveram tanto em seus trabalhos expostos aqui, quanto na condição de convivência e pensamento”, diz.

Com o estabelecimento de ações diretas, formação de parcerias e apoio a organizações, o governo do Estado amplia os horizontes dos trabalhadores de Mato Grosso do Sul, dando oportunidades de crescimento e de qualidade de vida para todos.

(*)Com informação de Noticias MS

Dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apontam que o Estado tem o 10º IDH do País (Índice de Desenvolvimento Humano medido pela ONU) (Foto: Leomar Alves Rosa)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.