33.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Professor Destaque é comentado por profissionais da Educação

15/10/2013 14h25 – Atualizado em 15/10/2013 14h25

Prêmio Professor Destaque é comentado por profissionais da Educação

O Fórum de Práticas Educativas, promovido pela Semec por três anos seguidos, e a premiação de experiências pedagógicas têm sido estímulo e valorização de quem ousa criar e inovar para melhor educar

Da Redação

A iniciativa de promover anualmente o Fórum de Práticas Educativas e eleger as melhores experiências vividas em salas de aula com a outorga do Prêmio Professor Destaque, tem repercutido positivamente como incentivo, estímulo e valorização de quem ousa criar, experimentar e inovar para melhor educar.

Há três anos consecutivos, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), com o apoio do Sistema de Ensino Aprende Brasil – Editora Positivo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fibria (celulose) e Petrobras, vem promovendo com sucesso o Fórum de Práticas Educativas.

Em 2013, o 3º Fórum de Práticas Educativas do Ensino Fundamental, realizado nos dias 26 e 27 de setembro, no Auditório das Faculdades AEMS, contou com a participação de 57 profissionais da Educação, que apresentaram suas novas experiências em sala de aula.

“O Fórum de Práticas Educativas surgiu da necessidade de evidenciarmos os projetos educacionais da SEMEC”, resumiu a professora Jussara Aparecida de Souza Fernandes.

Ela é assessora especial Educacional e Pedagógica da Semec e entende que, o trabalho das professoras e professores em sala de aula “é eterno semear e cultivo de um jardim, um construir permanente, com alegria, compromisso e muita responsabilidade”, comentou.

A professora Jussara também acredita e oportunamente sempre tem destacado que, “trabalhar com projetos educacionais é semear ideias, descobrir e oferecer desafios, é fazer diferente”, disse.

REALIZAÇÃO PROFISSIONAL

A mesma visão do que significa educar tem o secretário de Educação de Três Lagoas, quando manifesta que sente felicidade e “realizado como professor, quando noto alegria, esperança e sorrisos, expostos no rosto de cada profissional da Educação”, disse Mario Grespan Neto.

“É isso que queremos e é isso que iremos alcançar: o prazer, alegria e satisfação de estar e trabalhar dentro de uma escola”, manifestou o secretário.

Mario Grespan também entende que, “educar é semear sempre, é criar. E o fazer é tão importante que o sonho, que todos alimentamos”, completou.

PRIORIDADE

A Educação sempre foi prioridade de Governo, na administração da prefeita Marcia Moura (PMDB). Ela tem destacado que, “antes de estar prefeita de Três Lagoas, orgulho-me de ser professora”.

Dirigindo-se aos profissionais da Educação, Marcia Moura ressaltou: “Vocês podem ter certeza que, na Prefeitura de Três Lagoas, além da prefeita, está sempre uma professora, igual a vocês, que reconhece e sabe o quanto é importante o trabalho dedicado, sério e responsável da nossa Educação. E quem ganha com tudo isso são nossas crianças e adolescentes, nossos alunos”, completou.

Ao também notar a alegria e satisfação de quem assume a nobre vocação de educar, a prefeita Marcia Moura disse: “É isso que faz a diferença e faz bem para a gente conseguir vencer os desafios que nos são apresentados todos os dias. Ver nossas professoras e professores alegres é contagiante e animador”, comentou a prefeita de Três Lagoas.

SABER O QUE PLANTAR

“Quem sabe o que plantar conhece o melhor jardim e o jeito de cultivar…”.

Este pensamento nos foi enviado pela professora Geni Rosa de Oliveira, da Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho, do Bairro Santa Rita, ao registrar a importância do Fórum de Práticas Educativas para a valorização do professor e da professora.

“Com palavras não conseguiríamos traduzir a importância do 3º Fórum de Práticas Educativas do Ensino Fundamental, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura de Três Lagoas, que oportuniza professores a descobrirem-se pesquisadores, a fim de efetivar o processo ensino-aprendizagem por meio da pedagogia de projetos”, escreveu a professora.

Ao enfatizar o sentido do que se entende em “Quem sabe o que plantar conhece o melhor jardim e o jeito de cultivar”, a professora da Rede Municipal de Ensino assim se expressou: “fica decretado que a partir deste instante, haja flores em todas as janelas, mas, sobretudo, nas janelas dos cinquenta e sete professores que participaram do Prêmio Três Lagoas Professor Destaque, já que deixaram a rede municipal de ensino, impregnada do perfume da interação e do conhecimento, uma vez que, foram capazes de cultivar, no coração de amigos espectadores, suas essências mais simples”.

Para a professora Geni, “a Rede Municipal de Ensino evidencia a esses cinquenta e sete professores que as flores refletem bem o verdadeiro significado do nosso trabalho. Quem tenta possuir uma flor verá a sua beleza murchando; mas quem olhar uma flor com o dom da gratidão pela conquista do mérito de um lindo trabalho realizado, permanecerá para sempre com ela, pois, trabalhar com a pedagogia de projetos é redimensionar o processo ensino-aprendizagem por meio de práticas significativas de ensino”,ressaltou.

(*)Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas

Há três anos consecutivos, a Prefeitura de Três Lagoas,vem promovendo com sucesso o Fórum de Práticas Educativas (Foto: Divulgação/ Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.