17/10/2017 13h00

Evento lotou o plenário com amigos, colegas e familiares

Redação

Em homenagem ao Dia dos Professores, os vereadores realizaram nesta segunda-feira (16), a entrega da comenda “Professor Comprometido” e entrega de duas Moções de Congratulação, uma para o ex-vereador professor Nilo Candido, proponente da comenda, e outra para a professora Terezinha Bazé de Lima.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo presidente da Câmara, André Luiz Bittencourt, pelo professor Nilo Candido, pela secretária de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiro, pela gestora pedagógica da Coordenadoria Regional de Três Lagoas, Maria Aparecida da Silva Santandel (representando a diretora Marizete Bazé Kiill) e pelo Tenente Coronel James Magno Morais Silveira, comandante do Segundo Batalhão de Polícia Militar.

Citando a frase do livro O Pequeno Príncipe, “foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante”, Maria Santandel falou do amor que os professores dedicam aos seus alunos. A secretária de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiros afirmou que os homenageados recebem mais que uma comenda, mais o reconhecimento de toda a categoria.

O presidente da Câmara André Bittencourt destacou que, “infelizmente, cada vereador só pode escolher um professor para homenagear. Mas que hoje, todos os outros docentes de Três Lagoas se sintam representados aqui”. Confira a lista de professores homenageados por vereador:

André Bittencourt: Professora Augusta Lourenço Jacinto

Apóstolo Ivanildo: Professora Rosiley Rodrigues de Freitas

Cascão: Professora Sônia Maria de Oliveira Fagundes

Cristina: Professora Edma Aranha

Davis Martinelli: Professor Danilo Medeiros Pereira

Gilmar Garcia: Professor Breno César Vitório Gonçalves

Jorginho do Gás: Professor Kairo Ribeiro da Silva

Luis Akira: Professor Rogério Kazuhito Sato

Marcus Bazé: Professor Luiz Mauro Dias

Marisa Rocha: Professor Danielle Sant`Anna de Souza

Professor Flodoaldo: Professora Verônica do Nascimento Ferreira

Realino: Professor Germano Molinari Filho

Reneé Venâncio: Professor Adilson Luiz da Silva

Sargento Rodrigues: Professora Deolinda Bianchini Bertoletti

Silverado: Professor Valdecir Sanches

Sirlene: Professora Sandra Mara de Campos

Falando em nome dos homenageados, a professora Augusta Lourença Jacinto disse estar honrada por receber a comenda e afirmou: “ser professor é dom, dado por Deus”. O Professor Luís Mauro Dias também usou a palavra e relatou que em suas viagens pela região, percebe como a Educação no município está crescendo. “Quando os professores se unem, formam uma família”, destacou Luís Mauro.

O professor Danilo Medeiros Pereira fez um discurso de agradecimento, falando sobre o Ser professor: “escolhi acreditar na mudança do mundo por meio da educação. Descobri que aprendo muito mais do que transmito. Descobri que ser professor é ser exemplo”.

Os vereadores também usaram a palavra, alguns para falarem os motivos que os levaram a escolher o professor, outros para fazerem uma homenagem pelo Dia do Professores, ou ainda, para ressaltarem a importância da educação para o futuro da nação.

A lei

A Comenda foi instituída pela lei 2.732/13, para professores da rede municipal, e alterada em 2017, pela lei 3.270, ampliando para todas as redes. Anualmente, a medalha é conferida a um indicado de cada vereador.

Anualmente, a medalha é conferida a um indicado de cada vereador (Foto/Assessoria)

Comentários