25.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Programa apóia produção de ovinos em MS

23/01/2012 14h00 – Atualizado em 23/01/2012 14h00

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS cria em 2012, o Programa Pró Ovinos, com objetivo de incentivar a produtividade do setor como atividade sustentável. Atualmente, o Estado possui o oitavo maior rebanho ovino brasileiro com cerca de 700 mil cabeças, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE

Correio do Estado

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS cria em 2012, o Programa Pró Ovinos, com objetivo de incentivar a produtividade do setor como atividade sustentável. Atualmente, o Estado possui o oitavo maior rebanho ovino brasileiro com cerca de 700 mil cabeças, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. “Temos qualidade, mão-de-obra e oportunidades de trabalho. Precisamos orientar os produtores e interessados para que aproveitem o momento e as ferramentas que possuímos.”, explica Clodoaldo Martins.

A gestora do Programa Pró-Ovinos, Mariana Gilberti Urt, que também é uma das palestrantes, explica que é preciso que o produtor se organize, aprenda a preparar um calendário de ações para conseguir maior rentabilidade. “Nos seis municípios que iremos percorrer, irei ensinar como preparar o calendário do ovinocultor. Com ele, é possível negociar melhores preços, comprar insumos mais baratos, enfim, fazer uma boa gestão”, afirma Mariana Urt.

“Queremos expandir o mercado, levar informação aos produtores e mostrar que é possível fazer uma boa gestão. O mais importante também é conscientizá-lo de que não é preciso abrir mão do gado, ele pode ser desenvolvido de forma integrada com agricultura ou com a pecuária. Uma oportunidade para quem busca incrementar a renda no campo”, completa o superintendente do Senar/MS.

Programa

O Programa pretende disseminar técnicas de criação, por meio de palestras, mesas redondas e painéis voltados para o produtor rural, acadêmicos envolvidos com o segmento agropecuário, empresários e profissionais do setor, e interessados na área. A previsão é de atender 750 produtores em seis municípios de MS, além de promover o incremento na produção de cordeiros de corte de qualidade.

Ao todo, serão ministradas 30 palestras técnicas com a temática da Criação Sustentável nas cidades de Sidrolândia, Anastácio, Dourados, Coxim, São Gabriel do Oeste e Campo Grande. Aproveitando o encerramento das palestras, que será na Capital, será realizado o 1º Encontro Sul-mato-grossense da Ovinocultura, previsto para o segundo semestre de 2012, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul.

O Pro Ovinos é realizado pelo Senar/MS e Famasul em parceria com sindicatos rurais do Estado, Banco do Brasil e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Gado de Corte – Embrapa CNPGC, e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção da Indústria, do Comércio e do Turismo – Seprotur. A primeira cidade a receber a palestra será Sidrolândia (MS), no dia 31 de janeiro, das 7h30 às 16h30, no Parque de Exposições Waldomiro João Comparim. As inscrições podem ser realizadas nos sindicatos rurais de cada cidade contemplada ou pelo site: www.senarms.org.br.

MS tem rebanho de aproximadamente 700 mil ovinos
Foto: Divulgação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.