18.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Projeto legislativo torna a orquídea lilás a “flor símbolo” de MS

02/12/2018 07h04

Proposta foi apresentada pelo deputado Lídio Lopes (Patri), durante sessão na Assembleia Legislativa

Redação

O projeto apresentado pelo deputado Lídio Lopes (Patri), torna a orquídea “Cattleya Nobilior”, planta lilás típica da região Centro-oeste, a flor “símbolo” de Mato Grosso do Sul. Ele explicou que além do reconhecimento, a intenção é que se incentive a produção desta espécie, para que haja preservação ambiental e até contribuição ao turismo local.

“A definição fomentará tanto o comércio quanto o turismo deste estado, devido a sua importância para as pessoas envolvidas com o cultivo e apreciação desta”, disse o autor, que ainda citou que estra flor é originária dos Estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul. A flor já foi a escolhida “símbolo” de Campo Grande, em lei de 15 de agosto de 2014.

A proposta do parlamentar também prevê o repovoamento e preservação desta orquídea, em espaços diferentes, podendo fazer parceria com a iniciativa privada, assim como divulgação de eventos municipais sobre a planta nas escolas.

Caso haja aprovação, a orquídea terá anualmente um mês específico para realização de campanhas e ações comemorativas, sendo escolhido o mês de agosto, pois é a época de maior concentração da floração da planta. A “flor símbolo” poderá ser usada em eventos de caráter científico e tecnológico, turístico, artístico e cultural.

Ela é encontrada perto de cursos de água, sobre árvores frondosas, que tenham bastante ventilação. A proposta segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada pelos deputados, no plenário do legislativo.

(*) Campo Grande News

Orquídea lilás pode se tornar flor símbolo de MS (Foto: Arquivo)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.