24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Projetos sociais estão com matrículas abertas

18/01/2013 14h12 – Atualizado em 18/01/2013 14h12

Programas sociais estão com matrículas abertas

As matrículas tiveram início no dia 16 de janeiro e seguem enquanto houver a disponibilidade de vagas

Da Redação

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho comunica que estão abertas as matrículas para os programas sociais Pelotão Mirim, Patrulha Florestinha, Bombeiros do Amanhã, AABB Comunidade, CRASE “Coração de Mãe” e Projeto Cristo Redentor.

De acordo com a secretária Maria Lúcia Firmino, os pais ou responsável legal podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar a matrícula. As matrículas tiveram início no dia 16 de janeiro e seguem enquanto houver a disponibilidade de vagas dos programas sociais.

Segundo a coordenadora do CRAS Ruth Filgueiras, Eliane Aparecida de Oliveira, as rematrículas dos alunos que já frequentavam os programas sociais também já foram feitas. “Todos os dias somos procurados pelos pais e fazemos matrículas de novas crianças. Incentivamos a frequência aos programas sociais, pois lá elas têm acesso ao esporte, cultura e lazer, além de terem uma atividade no período em que não estão na escola”, destacou Eliane.

Saiba mais sobre os Programas Sociais oferecidos pela Secretaria de Assistência Social:

CRASE “Coração de Mãe”

  • CRAS de referência – CRAS Ruth Filgueira, Rua Macapá, S/N – Guanabara – Telefone: 3929-1450
  • Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 17 anos e 11 meses.
  • Meta – 2.000 alunos
  • Horário de atendimento – matutino 7h às 11h e vespertino 13h às 17h
  • Objetivo: Educar crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social no âmbito esportivo, educacional, da saúde e profissional com profissionais comprometidos promovendo assim a inclusão social na construção de vínculos com a comunidade, formando jovens através da valorização de sua identidade étnica e regional, construindo o caminho entre a situação presente e a futura, ampliando sua visão para o mercado de trabalho com a erradicação da desigualdade social.

BOMBEIROS DO AMANHÃ

  • CRAS de referência – CRAS Interlagos, Rua David Alexandria, 326 – Lapa – Telefone: 3929-1834
  • Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos e 11 meses do sexo masculino.
  • Meta – 70 alunos
  • Horário de atendimento – matutino: 7h às 11h e vespertino 13h às 17h
  • Objetivo: Colaborar para o resgate da cidadania, auxiliando na construção da própria identidade das crianças e adolescentes, valorizando-os a gostar de si, resgatando o respeito próprio e conscientizando-os e formando multiplicadores sobre os atributos de como evitar incêndio e acidentes domésticos.

O Programa Bombeiros do Amanhã é realizado há dois anos pela Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, em parceria com o 5º GB.

PATRULHA FLORESTINHA

  • CRAS de referência – CRAS São João, Rua Darcy Pio, 843 – Santos Dumont – Telefone: 3929-1851
  • Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 14 anos e 11 meses
  • Meta – 120 alunos
  • Horário de atendimento – matutino 7h às 11h e vespertino 13h às 17h
    Objetivo: O programa tem como objetivo atender crianças e adolescente em situação social de vulnerabilidade, oferecendo oportunidade socioeducativa que estimule a permanência da criança e adolescente na escola, mantendo latentes as esperanças de melhor qualidade de vida e a conscientização sobre a importância de manter o meio ambiente equilibrado preservando para o uso comum dos presentes e futuras gerações.
    O programa é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

PELOTÃO MIRIM

  • CRAS de referência – CRAS Interlagos, Rua David Alexandria, 326 – Lapa – Telefone: 3929-1834
  • Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 15 anos do sexo masculino.
  • Meta – 120 alunos
  • Horário de atendimento – matutino 7h às 11h e vespertino 13h às 17h.
    Objetivo: Promover ações socioeducativas às crianças e ao adolescente em situações de risco social ou de vulnerabilidade social. Desta forma garantir os direitos previstos por lei a estes cidadãos.
    Desenvolve ações de caráter socioeducativo em parceria com a 2ª Cia de Infantaria do Exército. Oferece um espaço educativo que vem ao encontro das necessidades de seus alunos proporcionando a interação com a sociedade, através da prática esportiva e recreativa, aulas de música, arte, tarefas escolares, apresentações culturais, artísticas e disciplinares, fator característico do convívio militar.

AABB COMUNIDADE

  • CRAS de referência – CRAS Vila Piloto, Rua 20, 120 – Vila Piloto – Telefone: 3929-1788
  • Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos e 11 meses
  • Meta – 450 alunos
  • Horário de atendimento – matutino 7h às 11h e vespertino 13h às 17h
  • Objetivo: Contribuir para a inclusão, a permanência e o desenvolvimento educacional de crianças e de adolescente de famílias de baixa renda, por meio de atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de saúde, integrando as famílias, escolas e a comunidade.
    O Programa foi efetivado no Município no ano de 1997, através de uma parceria entre Fundação Banco do Brasil – FENABB (Federação Nacional das AABB’s) e Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.

PROJETO CRISTO REDENTOR

  • CRAS de referência – CRAS Interlagos, Rua David Alexandria, 326 – Lapa – Telefone: 3929-1834.
  • Público alvo – adolescentes e jovens, a partir de 11 anos
  • Meta – 150 adolescentes e jovens
  • Horário de atendimento – 12h às 18h
  • Objetivo: Ensinar a arte da música aos adolescentes e jovens em fase de desenvolvimento sócio educacional, proporcionando a perspectiva profissional com professores comprometidos e capacitados promovendo assim a inclusão social através da sensibilidade e percepção de se tocar um instrumento.
    Dentro do Projeto Cristo Redentor estão divididas a Banda Marcial, Banda Musical, Banda de Percussão e Grupo de Palhetas.

BANDA MARCIAL

Fundada em 1º de outubro de 1967, a Banda Marcial Cristo Redentor é composta por 97 integrantes, sendo 71 músicos, 18 no corpo coreográfico, 7 na linha de frente e 1 baliza.
Possui importantes títulos, entre eles, tricampeã Nacional de Fanfarras e Bandas no concurso da Radio Record; por nove vezes Campeã Estadual; Campeã Nacional no concurso realizado em Goiânia em 2000; Tricampeã Nacional pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras e Tetracampeã do concurso Nacional realizado em Campo Grande.

BANDA MUSICAL

A Banda Musical Cristo Redentor é composta por 30 integrantes e se apresenta em eventos cívicos, sociais e religiosos.

BANDA DE PERCUSSÃO

A Banda de Percussão Cristo Redentor possui 38 componentes, sendo 20 músicos, 12 no corpo coreográfico, 5 na linha de frente e 1 baliza.
Principais títulos, Campeã Estadual em Dourados no ano de 2004; Campeã Nacional pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras em 2005, na Cidade de Tatuí (SP); Tetracampeã no Concurso Nacional de Campo Grande e participação no 10º Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de Campo Grande, conquistando o 1º lugar no corpo musical, 2º lugar no corpo coreográfico e 1º lugar com a baliza.

GRUPO DE PALHETAS

O Grupo de Palhetas Cristo Redentor foi fundado em 2008 com a finalidade de abrilhantar eventos sociais e culturais realizados em Três Lagoas e região.

(*)Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

O projeto Bombeiros do Amanhã ajuda a resgatar o sentimento de cidadania nos adolescentes e crianças. Foto: Divulgação/Assessoria

Projetos sociais estão com matrículas abertas

Projetos sociais estão com matrículas abertas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.