28 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Natal: Alegria para uns e desânimo para outros

06/12/2004 16h26 – Atualizado em 06/12/2004 16h26

Terras MS

Mesa farta, presépio, enfeites, e é claro, o tradicional Papai Noel. O Natal é uma época do ano de festas para alguns, e para outros uma data irrelevante, os quais, não comemoram com a família o nascimento de Jesus, no dia 25 de dezembro, (data intitulada pelos cristãos para comemorar a vinda do Messias ao mundo).

Segundo a psicóloga Marlene Ingold, a religião cristã é o referencial brasileiro, a idéia de festas e união familiar está enraizada culturalmente. “Algumas pessoas que não têm parentes próximos, podem ficar um pouco deprimidas nesta época do ano, pois lembram de perdas e podem sentir-se solitário” comenta a psicóloga.

Solidão esta que causa sofrimento em dona Alda Rodrigues, que segundo sua filha Isabel Cristina, não tem muita vontade de festejar o Natal, desde que perdeu seus parentes há alguns anos. “Minha família já não tem mais a sensibilidade de se reunir, no dia 25 de dezembro, minha mãe dorme cedo” comenta. Isabel conta que em anos anteriores também foi assim, e diz que a mãe tem o sonho de um dia poder reunir toda a família para a ceia de Natal.

Segundo o salesiano da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), padre Paulo Eduardo Jácomo, “ O verdadeiro sentido do Natal foi suplantado pelo lado consumista ,sendo que as pessoas mais conscientes, festejam a data, lembrando do nascimento de Jesus” declara o padre.

O salesiano ainda aproveita para aconselhar os cristãos, “Não se esqueçam da verdadeira função do natal que é a solidariedade e o nascimento de Jesus Cristo o filho de Deus pai”.

Presentes:

Comprar uma recordação faz parte do “espírito natalino”, e o comércio campo-grandense se baseia neste princípio para lucrar com as festas natalinas. Segundo a comerciante Elisabeth Ribeiro, a expectativa para 2004 é boa, “O natal se transformou em comércio, embora comprar presente e querer agradar uma pessoa significa manter a harmonia tanto com a família como com amigos”, declarou a comerciante.

Para a comerciante Maria de Jesus, “Hoje o sentido do Natal mudou, até mesmo dentro das famílias, o que mais se procura é estar bem vestido, com sapato e vestido novo”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.