25.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Queimadas e atendimentos no UPA mobilizam vereadores

04/05/2018 13h56

Ambos assuntos são motivo de questionamentos e pedidos de providências

Redação

Os transtornos causados por queimadas e lixos em locais inadequados, como no bairro Vila Piloto, foi um dos principais assuntos, citado pelos vereadores, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Três Lagoas, realizada na manhã do dia 03 de maio.

A sessão ocorreu num dia diferente da semana (o dia definido regimentalmente é a terça-feira), devido ao feriado de 1º de maio.
A priorização do serviço de limpeza no bairro Vila Piloto foi solicitada, por meio de indicação, pelo vereador Luiz Akira.
Na defesa do pedido, ele citou que muitos moradores, por falta de um serviço adequado, ateiam fogo em folhas, lixos, comprometendo a saúde de crianças e idosos, devido a fumaça intensa e constante, no bairro.

O parlamentar chegou a divulgar um número, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para denúncias de incêndios: 3929 -1249.

O vereador sargento Rodrigues também falou da situação crítica, no mesmo bairro. “As galhadas e entulhos, na região do bairro Vila Piloto, uma “fumaceira”, que vem causando transtorno para os moradores e prejudicando a saúde de todos”.

O vereador chamou atenção também para a existência de um “lixão”, na região de acesso ao Jupiá.
Além de indicações, os vereadores também informaram que estão em constante conversa com o secretário municipal, que cuida da questão ambiental, Celso Yamaguti, para saber as medidas que vem sendo tomadas para resolver os constantes incêndios, em diversas regiões da cidade, inclusive, no período noturno.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Realino disse que a administração municipal vem fazendo o que é possível fazer, no que se refere a questão, mas também alguns moradores contribuem para tal situação.
Realino sugeriu que uma maneira de se resolver a questão seria uma PPP (Parceria Público Privado), que permitiria uma gestão adequada, destinação correta do lixo.
“Nós precisamos cobrar um pouquinho mais do cidadão. Tem coisa, que é responsabilidade, única, exclusiva, do Poder Público, outras não”, ressaltou Tonhão ao citar o excesso de queimadas e muitas situações de risco, no município.

Saúde

Pela segunda sessão seguida, as vereadoras Marisa Rocha e Sirlene dos Santos Pereira, que integram a Comissão de Saúde, da Câmara, alertaram sobre as falhas nos atendimentos, principalmente, no UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Marisa, que é presidente da Comissão, esteve como usuária, na unidade de saúde e afirmou na tribuna que esperou meia hora, sem que nenhum atendimento ocorresse. Ela chegou a questionar um dos médicos plantonistas – que informou que o preenchimento de formulários toma tempo e gera o atraso – e também chamou a secretária municipal de saúde, para mostrar a situação.
“Vocês podem ir lá, vereadores, passa uma hora, duas horas, sem chamar ninguém. Tem posto que atender melhor que ali no UPA”, ressaltou Marisa.

Neste sentido, a vereadora pediu que a administração municipal pense numa maneira de agilizar tal preenchimento – contrate se alguém pra isso – e que tem muitas coisas que é preciso sentar e achar uma solução.

O vereador Marcus Bazé fez um requerimento para a Secretaria de Saúde Pública, para saber os motivos de estar ocorrendo grande demora no atendimento infantil na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, haja vista que uma criança deu entrada, no dia 26 de abril de 2018 (quinta-feira), às 14h e foi atendida apenas às 21h, sendo que havia três médicos plantonistas e não havia pediatra no local.
“Não estou fazendo caça as bruxas e se houve uma falha, não sei, mas é preciso apurar”, frisou o vereador.
Membro da Comissão de saúde, a vereadora Sirlene dos Santos Pereira frisou que muitas reclamações estão chegando a Câmara e que a união de força das autoridades municipais, para se definir estratégias e encontrar soluções, para o atendimento em saúde, deve ser pensada, pois as coisas não podem acontecer da forma como estão acontecendo.

Na sessão de ontem, foi lida uma denúncia do Conselho Municipal de Saúde contra a Secretaria Municipal de Saúde, devido a inúmeras situações e reclamações, nos atendimentos em saúde, de crianças e adolescentes, do município.

Projetos

Durante a votação em Plenário, quatro projetos foram analisados e encaminhados para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, para emissão de parecer. São eles:
Projeto de lei nº 33 de 24 de abril de 2018: “institui a definição de conduta de maus-tratos praticada contra a fauna doméstica e estabelece multa e sanção administrativa a quem os praticar, seja pessoa física ou pessoa jurídica no âmbito do município de Três Lagoas (MS) e dá outras providências”.
Projeto de lei nº 34 de 24 de abril de 2018: “institui o dia municipal da empregada doméstica no município de Três Lagoas (MS) e dá outras providências”
Projeto de lei nº 35 de 24 de abril de 2018: “institui no calendário oficial de eventos do município, o “dia do protetor animal”, a ser comemorado anualmente no dia 04 de outubro, e dá outras providencias”.
Projeto de lei nº 36 de 24 de abril de 2018: “institui a política municipal de proteção aos direitos das pessoas com transtorno do espectro autista, e dá outras providencias”.

(*) Assessoria de Comunicação

A priorização do serviço de limpeza no bairro Vila Piloto foi solicitada, por meio de indicação, pelo vereador Luiz Akira (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.