34 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Queimadas urbanas serão fiscalizadas com maior rigor neste ano

23/03/2018 15h04

A SEMEA trabalha com intuito de coibir a prática ilícita, preservando o meio ambiente e a saúde da população

Redação

Com mais de 100 denúncias cumpridas em 2017, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) de Três Lagoas, informa que intensificará as fiscalizações de queimadas urbanas no Município.

O período de tempo seco está chegando e, junto ao calor intenso que assola a região, qualquer queimada representa um grande perigo ao meio ambiente e à saúde da população.

Em 2017, das 281 denúncias feitas à SEMEA, 150 casos foram confirmados e os proprietários multados.

De acordo com o Código de Postura do Município – Lei Municipal nº 2.418 de 23/12/2009, Art. 26, inciso VII, realizar queimada urbana é crime que prevê multa de 100 UFIM’s por lote – aproximadamente R$ 450,00. Ainda conforme o código, a multa dobra o valor em casos de reincidência.

LIXO

A restrição sobre queimada urbana não é apenas sobre o atear fogo em folhas, galhos e afins, queimar lixo de qualquer tipo também é crime e pode ser ainda mais prejudicial dependendo do conteúdo incendiado. Além disso, é um risco para quem trafega pelas ruas e calçadas, pois na maioria dos casos, o fogo é ateado no lixo que fica próximo à sarjeta, facilitando o contato, principalmente, de crianças.

FISCALIZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que trabalha por meio de denúncias (sigilosas) feitas pela população pelo telefone (67) 3929-1249. “É sempre importante que o cidadão tenha o hábito de denunciar, pois somente assim conseguiremos controlar esse tipo de crime que faz mal, inclusive, para a saúde da própria população”, ressaltou Celso Yamaguti.

(*) Diretoria de Comunicação Social

(Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.