20.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Quem manda na prefeitura sou eu, diz Marcia Moura

17/10/2012 17h11 – Atualizado em 17/10/2012 17h11

Perfil News entrevista a prefeita reeleita Marcia Moura

Em entrevista exclusiva, a prefeita reeleita Marcia Moura fala sobre as eleições, moradia, saúde, turismo, sobre a gestão administrativa e a industrialização e sobre os escândalo dos marmitex

Entrevista conduzida por Ricardo Ojeda, com redação de Priscilla Pessati

O Perfil News traz esta semana uma entrevista exclusiva com a prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB). Eleições 2012, saúde, habitação, turismo, industrialização e obras foram alguns dos temas abordados durante a conversa, feita no próprio Gabinete da Prefeitura.

Eleita por 28.606 (53,71%) dos votos válidos para administrar a Cidade das Águas, Marcia Moura é só sorrisos. Em dois anos de mandato, mostrou todo o seu trabalho e ganhou a confiança do povo três-lagoense. A diferença para o segundo colocado foi de 4.465 votos, apontando que as eleições foram “apertadas”. “Pra mim foi tranqüilo, as pessoas queriam uma situação nova, mas vencemos com humildade, por causa da força política, dos nossos trabalhos executados e dos sonhos que se transformaram realidade”, disse Marcia.

ELEIÇÕES 2012

Questionada sobre como foram às eleições, Marcia Moura primeiro falou do seu mandato de dois anos, e se lembrou do vendaval de 2010, que pra ela, mudou o rumo da cidade e dos projetos, assim como as eleições estaduais e federais.
Para ela, o seu mandato começou de verdade em 2011, quando a ex-prefeita Simone Tebet deixou o cargo para assumir a vice-governadoria ao lado do governador André Puccinelli. “Foi muito difícil assumir desenvolver um bom trabalho nesse período de dois anos”, lembrou a prefeita.

No período do mandato de dois anos de Marcia, foi feito asfalto e começaram as construções do maior condomínio habitacional de Mato Grosso do Sul, do programa Minha Casa, Minha Vida.

“Fizemos muito em infraestrutura, mas em pouco tempo. Por isso que pedi à população, gentilmente, mais quatro anos para que eu possa servi-la de uma maneira mais fiel, com mais responsabilidade e dar a toda população a qualidade de vida que eles merecem”, explicou Marcia sobre porque quis ser reeleita.

Sobre a denúncia do escândalo das marmitex, Marcia Moura defendeu que nada estava de errado com o contrato. “Cancelei porque quis, para dar oportunidade a todos para participar da licitação”, explicou. Para ela, foi triste as acusações, pois não tiveram como provar. “Tudo está na Lei da Transparência. Não há nada que vá me envergonhar”, disse.

O MARCANTE ANO DE 2010

Após que assumiu o mandato como Prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura passou por grandes desafios, como o vendaval que deixou a cidade castigada e os problemas de saúde.

“Na minha cabeça foram dois vendavais, aquele que teve em setembro e a retirada da mama, (ela enfrentou um câncer na mama) e, de repente, tive que enfrentar tudo isso após a administração da Simone, tão boa, forte e positiva e tive que entrar com a esperança da população, de tantas coisas boas, e estar neste declínio, que é como me sentia. Mas tudo isso levou às novas experiências, emoções e perspectivas de vida”, contou. “Devo a toda população a minha cura e projeção desta nova Três Lagoas”, agradece.

Para Marcia, o mandato foi de muito trabalho, respeito e comprometimento, na busca de parcerias, com grandes empreendimentos e com as pessoas acreditando na cidade. A prefeita agradeceu aos servidores que estiveram à frente de projetos ousados e desafiadores

“Volto a dizer, com humildade, que fechamos este ano, ainda com crises, porque a crise do velho continente, da Europa chegou e a arrecadação de todo o País caiu assustadoramente. A questão da redução IPI também faz a diferença, pois os municípios deixam de arrecadar e as micro e pequenas empresas, que deixam de entrar no orçamento do município”, explicou Marcia.
Segundo a prefeita, um plano B é rever o planejamento da cidade e segurando algumas obras para o ano que vem, já que tudo está organizado para o final do ano, como o 13° dos servidores públicos, por exemplo. “Sempre pagamos em dia”, disse.

SUCESSÃO SIMONE TEBET

“Grande desafio”, definiu Marcia, ao ser perguntada sobre como foi suceder Simone Tebet. “Ela se doou pela cidade e quer continuar contribuindo”, defendeu.
A prefeita reeleita de Três Lagoas afirmou “feliz a cidade que tem a Simone e um governo que olhe por nós”, se referindo à Capital Mundial da Celulose.
De acordo com Marcia, o trabalho continuará com o Governo Federal e o Governo Estadual, de mãos dadas, mas que a administração é nossa.

PRÓXIMO MANDATO

O próximo mandato da prefeita Marcia Moura é de muitas prioridades e muitos desafios. Primeiramente ela falou da gestão à saúde, a importância do tratamento com o paciente. “Não adianta construir, tem que estar funcionando”, apontou.

Conforme programado, será inaugurado a UPA para o próximo ano, que é a Unidade de Pronto Atendimento 24h. “É um mini hospital, com pediatra, ginecologista e clínico geral”, explicou a prefeita. A inauguração está prevista para o próximo ano, já que tudo tem que estar de acordo com as exigências do Ministério da Saúde. “Falta apenas os pediatras para fazermos a inauguração”.

Clínica do Idoso e mais dois postos de saúde também serão inaugurados pela Administração Municipal no próximo ano.

QUEM MANDA NA PREFEITURA?

Ao ser indagada sobre quem manda na prefeitura, Marcia Moura não hesitou e respondeu rapidamente, “Eu, sem dúvidas. Mas ninguém faz nada sozinho”.

Segundo ela, a prefeitura não trabalha sozinha, é preciso de pessoas que assessorem em todos os trabalhos. “Eu mando, eu decido, mas tem diálogo muito franco do que é o financeiro”, disse. Tudo o que a Administração faz, há sempre uma equipe de secretários, diretos e servidores por trás, assim como o Governo Federal e Estadual e parceiros.

A Administração Municipal de Três Lagoas não tem problema com o Tribunal de Contas do Estado, sendo tudo transparente para o crescimento da população.

SECRETARIADO

Segundo a prefeita Marcia Moura, sempre tem uma troca de secretariado ou um remanejamento. “Agora vou pensar, antes a meta era ganhar a eleição”, afirmou.

LEGISLATIVO

O vereador Tonhão, líder da prefeitura no Legislativo, foi o mais votado nas eleições municipais, recebendo 1.691 votos (3,17%) e para a prefeita, ele ganhou, pois mostrou equilíbrio, competência e a defendeu, assim como a Administração, com justiça. “A população conheceu o vereador Tonhão. Ele cresceu muito quando defendia a administração”, comentou.

Para Marcia Moura, a bancada reeleita lutou muito a favor da cidade. “Não tivemos projetos que foram negados na Câmara. Quase todos foram aprovados por unanimidade”, lembrou orgulhosa, mostrando o trabalho em conjunto da Prefeitura Municipal com a Câmara dos Vereadores de Três Lagoas.

SAÚDE

Quando o assunto é saúde Marcia Moura manda um recado para toda a população, “Não estamos de braços cruzados, tudo vai melhorar muito e rápido”, afirmou.
“Não é fácil atrair médicos pra cá”, comentou. Com isso, a prefeita conseguiu com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), juntamente com o governador André Puccinelli e a vice-governadora Simone Tebet, colocar o curso de medicina no Campus de Três Lagoas. “A construção começa agora e ano que vem tem vestibular. Serão 60 vagas”, comemorou.

O Grande Hospital, com 120 leitos, foi um presente do Governo Estadual e do senador Moka, que será um complexo da saúde a serviço de Três Lagoas. “Médicos já estão sendo atraídos para trabalhar na faculdade e no hospital”, contou Marcia.

Assim como hospitais, postos de saúde e o próprio curso de medicina da UFMS, haverá uma mudança muito grande, uma Central de Agendamento será feita para dar suporte ao paciente. “A central vai agendar o exame e o retorno, e avisará o paciente por telefone”. De acordo com a prefeita, este serviço será fornecido no início do próximo ano, mas primeiro ela aguarda um repasse maior do Governo Federal. “Precisamos investir mais em saúde”, ressaltou.

De acordo com Marcia, o Ministério da Saúde exige muito para a compra de um equipamento, como por exemplo, uma ressonância. “Precisa de um projeto e tem que ser aprovado pela Vigilância Sanitária e o Ministério da Saúde”. E para que tudo funcione certo, as cidades precisam ter parceiros, como os senadores Moka, Delcídio e o Antonio Russo que assim como a prefeitura, trabalhe incansavelmente para obter tudo o que a população precisa.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Prefeitura tem registrado na Secretaria de Assistência Social 26 moradores de rua, que conforme a lei, não podem ser tirados contra a vontade deles. “Eles recebem cobertores, alimentos, colchões. É a opção deles ficarem na rua”, explicou a prefeita.

Muito bem assistidos pela Assistência Social, os moradores de rua tem a opção do Albergue Municipal, que para a prefeitura é apenas uma “passagem”, dando a oportunidade se socializarem e poderem ter uma vida digna.

HABITAÇÃO

A prefeita de Três Lagoas Marcia Moura, informou com exclusividade ao Perfil News, que a administração ganhou 1.440 casas do programa Minha Casa, Minha Vida. A contemplação aconteceu após Marcia ganhar as eleições municipais.

Com informações da prefeita, a primeira fase das inscrições para o programa já conta com 10 mil cadastros para 7 mil do programa. No final deste ano, serão entregues 1.220 casas que já estão em fase de finalização. “Será uma realização de mãe, de mulher e de prefeita”, disse orgulhosa.
No total, Três Lagoas terá 2.660 casas do programa Minha Casa, Minha Vida. “É o maior condomínio habitacional do Mato Grosso do Sul”, destacou Marcia Moura.

O projeto Minha Casa, Minha Vida é um programa do Governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal, estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos que realiza o sonho de brasileiros de baixa renda em ter uma casa própria.

Famílias que possuem renda de até R$ 1.600,00 podem fazer o cadastro na prefeitura da cidade onde está sendo construído o imóvel. As selecionadas são comunicadas sobre a data de sorteio das unidades e da assinatura do contrato de compra e venda. O programa ainda prevê cotas para idosos, pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

Segundo informou Marcia Moura, depois da conclusão e entrega dos imóveis vão reduzir consideravelmente o déficit habitacional de Três Lagoas, já que a exploração imobiliária da cidade preocupa a prefeitura.

TURISMO

Três Lagoas é conhecida como a Cidade Turística dos Negócios e também como a Cidade Turística das Águas. De acordo com a prefeita Marcia Moura, grandes projetos estão sendo feitos para a área do turismo. “Projetos aquáticos, Orla do Rio Paraná, Orla do Jupiá, investir em esportes aquáticos com parceria de empresas privadas”, disse.

INDUSTRIALIZAÇÃO – IMPACTO SOCIAL

A industrialização na cidade de Três Lagoas vez a cidade crescer rapidamente, trazendo pessoas de todos os lugares do país. “Ainda há espaço para crescer”, comentou Marcia Moura.

De acordo com a prefeita, o Plano Diretor está no período de revisão e que a cidade está sendo muito bem vista. “Estamos olhando a cidade com muito respeito, vendo a projeção de crescimento para daqui 30, 40 anos”, ressaltou.

CHUVAS

Para quem anda nas ruas de Três Lagoas enquanto está chovendo, percebe que mesmo pavimentadas, ainda possui o problema com água entrando em casas e estabelecimentos comerciais.

De acordo com a prefeita Marcia Moura, por ser plana, a cidade possui lugares que precisam passar por drenagem. “Já consegui com o senador Moka R$ 3 milhões para o Jardim Dourado. Assim que fazer a drenagem, passarei o asfalto. Queremos levar asfalto para 100% da cidade”, contou.

RECADO FINAL

A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura, finalizou a entrevista agradecendo toda a população pela confiança do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Administração Municipal e ressaltou a importância da qualidade de vida e o crescimento com dignidade, respeito e amor com os moradores da cidade.

Na tarde de terça-feira, 16 a prefeita reeleita Marcia Moura recebeu o jornalista Ricardo Ojeda para uma entrevista exclusiva onde foi abordado vários temas, inclusive quem manda na prefeitura (Fotos: Priscilla Pesssati)

A prefeita abriu o jogo e disse que poderia perguntar sobre qualquer assunto, mesmo os mais espinhosos

Quem manda na prefeitura sou eu, diz Marcia Moura

Quem manda na prefeitura sou eu, diz Marcia Moura

Vendaval que atingiu a cidade de Três Lagoas deixou prejuízos em mais de 10 milhões de reais

... até soldados do Exército foram acionados para atender ocorrências (Fotos: Arquivo/Ricardo Ojeda)

Ciclone extratropical que passou em setembro de 2010 em Três Lagoas deixou rastro de destruição em várias partes da cidade...

Quem manda na prefeitura sou eu, diz Marcia Moura

O projeto Minha Casa, Minha Vida vai ajudar a zerar o déficit habitacional do município (Foto: Ricardo Ojeda)

Três Lagoas ganhou o titulo da capital mundial da celulose, ganhando projeção nacional no tocante à industrialização (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.