23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Rachel Magrini lidera pesquisa e pode ser a 2ª mulher a assumir OAB/MS

Em Três Lagoas, o resultado da pesquisa agradou um grupo de advogados apreciam o nome da candidata oposicionista Rachel Magrini ao comando da OAB/MS

Levantamento do Itop (Instituto TopMídia de Pesquisa) aponta que a candidata de oposição, Rachel Magrini, lidera a corrida pela sucessão da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul), com 33%. O candidato da situação, Luís Cláudio Alves Pereira, o Bitto, tem 31%.

A terceira candidata, Giselle Marques, também de oposição, tem 4%, de acordo com a pesquisa divulgada pelo TopMídiaNews. O índice de indecisos ainda é alto, 28%, enquanto 3% não votariam em nenhum dos três candidatos.

A pesquisa foi realizada com 600 advogados nos dias 2 e 3 deste mês e com margem de erro de 4% para mais ou menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A pergunta feita foi: “Se as eleições da OAB/MS fossem hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria para presidente?”

De acordo com o levantamento, Rachel também lidera na espontânea, com 21%, contra 18% de Bitto e 2% de Giselle. Já 56% ainda não definiram o candidato a presidente da OAB/MS que vai suceder o atual presidente, Elias Mansour Karmouche.

A pesquisa vai na contramão do levantamento feito pelo Instituto Ranking, que apontou Bitto com 38,43%, Rachel com 27,14% e Giselle com 9,57%. A margem de erro é de 5% para mais ou menos.

Bitto é conselheiro federal da OAB e vai para a eleição de novembro como o candidato de Mansour Elias Karmouche. Rachel Magrini foi secretária geral na gestão de Leonardo Avelino Duarte. Giselle corre por fora como candidata independente.

Considerada um dos pilares da democracia, a OAB/MS só elegeu uma mulher presidente, Elenice Pereira Carille, em 1990. Desde então, nos últimos 30 anos, os advogados de Mato Grosso do Sul nunca elegeram uma mulher para comandar a entidade. Rachel tem chance de quebrar esse tabu após três décadas.

Rachel Magrini lidera pesquisa e pode ser a 2ª mulher a assumir OAB/MS
A advogada criminalista, Simone Siqueira com sua família, que também exercem o ofício e comunga com o mesmo pensamento dela (Foto: Divulgação)

Em Três Lagoas, o resultado da pesquisa agradou um grupo de advogados apreciam o nome da candidata oposicionista Rachel Magrini ao comando da OAB/MS. A advogada criminalista Simone Siqueira, que inclusive concorreu à presidência da subseção da OAB no município vibrou com os números apontados na pesquisa.

Siqueira fez questão de registrar ao site Perfil News sua satisfação. “Estamos construindo uma aliança forte para disputar a presidência da 2a subseção da Ordem que é composta também por Selvíria e Brasilândia. Novas lideranças políticas estão surgindo. Vamos surpreender e fazer ‘Uma Nova Ordem’. A OAB voltará a ser a Casa da Advocacia e, ocupará sua função de guardiã da cidadania. Temos mais de 50% de advogados indecisos, conforme a notícia veiculada. Conclamo a todos que participem e aguardem o novo. Em breve teremos um pré-candidato que proporcionará o valoroso exercício da democracia. Três Lagoas ocupará o lugar de prestígio que merece neste cenário da política classista”, finalizou.

Ricardo Ojeda, com informações de Edvaldo Bittencourt

(*) O Jacaré

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.