31/03/2015 17h07 – Atualizado em 31/03/2015 17h07

Com este recurso de Comunicação, a Eldorado Brasil consegue atingir cerca de 2 mil colaboradores com programação diária

Assessoria

Com a grande parte de seus colaboradores trabalhando em florestas de eucalipto, distantes da fábrica, a Eldorado Brasil Celulose (www.eldoradobrasil.com.br) precisou buscar uma estratégia funcional e viável para se comunicar com esse público. Completando um ano em abril, a rádio corporativa foi criada para transmitir mensagens importantes a quase 2 mil pessoas.

Por atuarem no campo, esses funcionários não têm acesso a outros recursos usados mais comumente na comunicação, como newsletters, murais eletrônicos e intranet.

“A Eldorado tem como característica de gestão a primarização, ou seja, trabalhos usualmente realizados por terceiros em outras empresas do setor é realizado por profissionais próprios da companhia. Por isso, queremos despertar o senso de pertencimento em todos, e a rádio se mostrou um meio eficiente para garantir o acesso a nossas principais mensagens”, diz Camila Anker, gerente de Comunicação Corporativa.

A rádio é transmitida em 60 ônibus que fazem o transporte de funcionários até as florestas da Eldorado, nos arredores de Três Lagoas, antes do início do expediente. A programação, com média diária de 30 minutos, traz notícias sobre a empresa, entrevistas com executivos e informações gerais, sempre com linguagem simples e objetiva, intercaladas com grade musical.

Para que o trabalho de comunicação aconteça de forma assertiva e diária, a equipe conta com o apoio dos líderes das UGOs (Unidades de Gestão Operacional), da Silvicultura, que são responsáveis por distribuir os conteúdos nos ônibus e por receber o feedback dos ouvintes.

Um ano depois da transmissão do primeiro programa, que contou com entrevista do presidente José Carlos Grubisich, a rádio corporativa já tem a aprovação de muitos colaboradores da área Florestal. Para Edivaldo Lucio da Silva, operador de máquina, iniciativa o fez se sentir mais integrados às atividades da empresa. “Nós ficamos informados de tudo sobre a empresa, saúde e Diálogo Diário de Segurança (DDS). As explicações sobre o dia a dia do trabalho são bem claras”, afirma.

A assistente Florestal Ana Paula Jesus da Cruz já se acostumou a começar o dia com as informações da rádio. “Essas notícias dão ânimo e coragem para iniciarmos a rotina de trabalho. As informações e curiosidades que são divulgadas sobre a empresa possibilitam a nós colaboradores conhecer mais sobre o local onde trabalhamos.”

Para o supervisor de Operações Florestais, Reginei Donizete da Silva, sua equipe agora se sente mais próxima do negócio e mais valorizada. “A Radio Eldorado tem contribuído significativamente para o engajamento de colaboradores. Coloquei a rádio para tocar também nas áreas de vivências da floresta, daí, começou o interesse tanto dos líderes como o dos colaboradores, pois havia sempre uma palavra de otimismo e curiosidades, que muitos nunca tinham ouvido falar, informações de mercado, produção, dicas de saúde e entrevista com pessoas das áreas.”

Para 2015, a proposta é manter a programação e tornar a rádio ainda mais próxima dos colaboradores. “Fazemos avaliações regulares da programação e adaptamos tanto a grade musical quanto os temas debatidos de acordo com o feedback que recebemos dos funcionários. Para este ano, a objetivo é tornar a rádio ainda mais interativa, levando informações e serviços à toda equipe”, completa Camila.

SOBRE ELDORADO BRASIL

A Eldorado Brasil, empresa do Grupo J&F, é uma das principais produtoras mundiais de celulose branqueada de eucalipto, com matéria prima proveniente de florestas plantadas e certificadas. Com dois anos de operação, já tem presença consolidada no mercado internacional e ocupa lugar de destaque no setor, pela adoção de tecnologia de ponta e inovação em toda a cadeia produtiva, o que garante resultados competitivos e sustentáveis. Sua fábrica em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, tem capacidade nominal de produção de celulose de 1,7 milhão de toneladas por ano.

(*) Eldorado Brasil

Comentários