17.9 C
Três Lagoas
sábado, 25 de junho, 2022
InícioNotíciasGeralRedução da vazão mínima da UHE Porto Primavera tem início a partir...

Redução da vazão mínima da UHE Porto Primavera tem início a partir dessa terça-feira

Redução de vazão na usina, por comando do ONS, visa preservar estoques de água para os próximos meses

A partir desta terça-feira, a CESP – Companhia Energética de São Paulo, seguindo determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e do Ministério de Minas e Energia, irá reduzir a vazão mínima defluente na UHE Porto Primavera, localizada no Rio Paraná, na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A medida tem fundamento no cenário incerto de afluências e de carga para os próximos meses, e visa contribuir para a preservação dos estoques de água acumulados na bacia hidrográfica. 

De acordo com a determinação do ONS, o patamar mínimo defluente deverá ser reduzido em até 300 m³/s, passando dos atuais 3.900 m³/s para até 3.600 m³/s, valor que deve ser mantido pelos próximos meses. A decisão faz parte dos esforços para a recuperação do armazenamento equivalente do Sistema Interligado Nacional (SIN) e reversão do rebaixamento dos níveis de água dos reservatórios ao longo do período seco de 2022, garantindo também a segurança da operação eletroenergética.

Para o processo de redução de vazão, a CESP implementará o plano de trabalho aprovado e acompanhado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que contempla as diretrizes para o processo de monitoramento ambiental ao longo do Rio Paraná, nos trechos compreendidos entre a jusante da UHE Porto Primavera e a foz do Rio Ivinhema. 

A companhia reforça que é pautada por rígidas diretrizes socioambientais e está sempre atenta à sua atuação junto às comunidades dentro de papel social da empresa, além de cumprir rigorosamente todas as legislações vigentes.

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.