18.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Reestruturação da Saúde é prioridade para o Governo do Estado

11/04/2015 08h48 – Atualizado em 11/04/2015 08h48

Para tanto, é importante reforçar a parceria com os municípios e ampliação de atendimentos na rede hospitalar

Da Redação

Reestruturar o sistema de saúde para o avanço das ações está sendo a prioridade para a gestão da saúde estadual que completou seus 100 dias de nova gestão nesta sexta-feira (10).

À frente da pasta, o secretário de estado de saúde Nelson Tavares destaca o esforço em firmar parcerias com os municípios como principal medida para que o sistema de saúde de Mato Grosso do Sul possa ser reestruturado e leve um atendimento de qualidade a população.

Para o secretário, o primeiro passo foi dado com a realização da Caravana da Saúde no município de Coxim e que seguirá mensalmente por 10 regiões do Estado atingindo os 79 municípios.

“O trabalho da Secretaria de Estado de Saúde está sendo focado no convencimento dos nossos parceiros de que é possível e necessário a total reestruturação do sistema de saúde Mato Grosso do Sul. Lançamos os alicerces e a base deste planejamento, sendo o primeiro passo a Caravana da Saúde”, afirma o secretário.

Além da Caravana, a ampliação de atendimentos da rede hospitalar integra as ações da Secretaria de Estado de Saúde tendo como meta a reestruturação dos municípios.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, a Secretaria está assumindo uma posição inédita, como participante das discussões que abordam a reestruturação de importantes hospitais como a Santa Casa e Hospital Universitário.

“Não apenas nos 100 dias iniciais mas também como um objetivo da Secretaria de Saúde, estamos construindo com importantes regiões do estado como Corumbá, Três Lagoas, Aquidauana, Ponta Porã e Naviraí esta reestruturação que ampliará os atendimentos de saúde. São regiões que estão apresentando grandes avanços nos processos de transformação do sistema de saúde”, afirma Nelson Tavares.

REFERÊNCIA

“Também estamos adequando o Hospital Regional para que seja referência estadual desta reestruturação do sistema. O Estado precisa ser parceiro, por isso estamos de forma inédita participando das discussões junto à Santa Casa e Hospital Universitário buscando também uma reestruturação de seus serviços. Em especial para a Santa Casa, o Governo do Estado será parceiro financiando todas as dificuldades que envolvam a sua estrutura, buscando a ampliação de seus atendimentos”, destacou o secretário.

As metas da Secretaria de Saúde para 2015 são a ampliação da Caravana da Saúde; a organização do Sistema de Gestão de Repasses; a restruturação do Sistema de Regulação da Saúde Estadual; a diminuição do número de óbitos infantis e maternos; o aumento do percentual da população atendida pelas equipes de atenção básica; o aumento da cobertura do Programa Saúde da Família (PSF); e o aumento do número de leitos.

Com informações Notícias MS

Caravana da Saúde, que percorre todas as Regiões do Estado, é o início da reestruturação dos atendimentos. (Foto:Divulgação/Notícias MS)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.