16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Região de Três Lagoas pode ter o inverno mais úmido da história

20/06/2017 16h18

Início do inverno já mostra como poderá ser a estação em 2017 na região leste do estado

FLÁVIO VERAS

O inverno deste ano começará nesta quarta-feira (20) em todo o estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com o meteorologista e Professor Natalio Abrãoo Filho, com a chegada desta frente fria, ontem (19), já se pode ter uma prévia de como será o inverno na região leste do estado, que compreende Três Lagoas, pois, é possível chover mais que suas médias históricas regionais durante o período. O término da estação será no dia 22 de setembro.

CHUVAS

Ainda conforme as informações de Abrãoo Filho, na Região Centro-Oeste, do país, os totais de chuva somados para os meses de junho-julho e agosto devem variar em torno de 300 mm e 500 mm. “Essas chuvas são ocasionadas, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A previsão climática por consenso para a estação mais fria do ano indica que o leste do estado apresentará baixa previsibilidade climática. No entanto, o estudo climático nos últimos anos indica que há 40% de chance de ficar dentro ou pouco acima das medias, neste ano” informou.
E complementou, “portanto, é possível chover mais que suas medias históricas regionais ainda nos meses de julho e começo de agosto. Se esta probabilidade ocorrer, este será um inverno mais úmido com estiagens com menos dias e de curtos períodos. Depois da primeira quinzena de agosto, pode haver períodos mais progressivos de estiagens até setembro, fim da estação”.

ESTIAGEM

Ao ser questionado se haverá seca, o meteorologista afirmou que é difícil prever. “Com o prognóstico de um inverno mais úmido, há uma grande incógnita neste evento. A neutralidade e uma pequena tendência do fenômeno El Niño, aumenta esta incerteza. O mais provável será ausência de estiagens prolongadas”.

NO ESTADO

Já em relação as temperaturas que acontecerão em todo o estado, Abrãoo Filho relatou que, “os menores valores serão em média 14ºC, são esperados sobre as áreas serranas da Região Sul. Podem ocorrer na primeira quinzena de julho. Em algumas localidades, os termômetros podem registrar abaixo de 05°C e presença de geadas entre Dourados, Ponta Porã, Amambaí, Navirai e Ivinhema. A temperatura máxima no estado deve variar entre 28ºC no sul e 34ºC nas regiões leste, norte e oeste do estado. Nas demais regiões em torno dos 30°C”.

Término da estação será no dia 22 de setembro(Foto: Ricardo Ojeda/Perfil)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.