27.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Renan convoca sessão do Congresso para votar LDO na próxima semana

11/12/2014 14h22 – Atualizado em 11/12/2014 14h22

Agência Brasil

O presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), confirmou hoje (11) que convocará sessão para votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na próxima quarta-feira (17). Apesar do calendário apertado, por causa da proximidade do recesso parlamentar, que começa oficialmente dia 23 de dezembro, Renan lembrou que, antes da votação da LDO, deputados e senadores terão de apreciar um veto presidencial que está trancando a pauta.

Se aprovar apenas a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o governo garante uma forma de realizar despesas em 2015, independentemente da aprovação do orçamento. Chamado de duodécimo, o instrumento permite que o governo gaste um doze avos do orçamento do ano anterior.

Para os governistas, está assegurada a aprovação da Lei Orçamentária em 2015. Ao comentar o assunto, o presidente do Congresso adiantou que não vê necessidade de autoconvocação do Congresso em janeiro apenas para votar orçamento.

Renan Calheiros ainda acredita em acordo que viabilize a votação da matéria ainda este ano. Apesar disso, ele levantou suspeitas sobre a pressa do governo na aprovação da matéria, diante da perspectiva de um começo de mandato difícil.

“Acho que é dever dos parlamentares votar o orçamento. A Lei de Meios talvez seja a principal do Parlamento, mas não do ponto de vista do Executivo. Talvez o governo prefira começar o ano sem orçamento, porque, provavelmente, teremos um ano difícil, de ajuste fiscal e não ter orçamento pode ajudar”, acrescentou.

Renan convoca sessão do Congresso para votar LDO na próxima semana

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.