Peça histórica ficou 40 anos parada no pátio da NOB e deve ser entregue restaurada durante a festa de aniversário da cidade; “pessoas roubaram pedaços até para fazer churrasqueira”

Parada há 40 anos no pátio da NOB sob sol e chuva, a Maria Fumaça – um dos mais conhecidos artefatos históricos de Três Lagoas – está passando por restauração e deve ser entregue como “presente de aniversário” nos 105 anos de Três Lagoas, em junho do ano que vem.

Pelo menos essa é a ideia do Diretor de Cultura, Rodrigo Fernandes. Segundo ele, neste período em que ficou esquecida, a Maria Fumaça teve diversas peças roubadas. “As pessoas roubam esse ferro até mesmo pra fazer churrasqueira”, comentou Rodrigo. “Agora estamos cuidando dessa peça histórica e de grande importância para os três-lagoenses”, completou.

Saiba mais:

A obra está sendo realizada pela Bergamo Construtora, com o auxílio de José Jorge Godoi, especialista em restauro de máquinas a vapor.

O prazo para a entrega é até junho de 2020, para a comemoração do aniversário da cidade. “Queremos que a Maria Fumaça fique na Praça Ramez Tebet, para ser acessível à população que quiser estar perto e conhecer mais sobre como a nossa cidade surgiu. Tudo foi entorno da ferrovia, então vamos resgatar isso nas pessoas”, concluiu o diretor.

Comentários