33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ribas passa Três Lagoas em geração de empregos

Dados são do mês de fevereiro, conforme aponta relatório divulgado pela Funsat, prefeitura de Campo Grande, tendo como parâmetro o Caged

Por Ricardo Ojeda e Nathalia Pelzi

O prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze comemora o resultado do ranking que catapultou o município para o terceiro lugar na geração de empregos durante o mês de fevereiro. De acordo com o relatório apresentando, Ribas passou de Três Lagoas, ficando atrás de Dourados e Campo Grande, como mostra os dados em anexo.

Ribas passa Três Lagoas em geração de empregos

Os comerciantes e moradores de Ribas do Rio Pardo estão eufóricos com a nova fase que a cidade vive. Destaque nacional, agora, a cidade esteve no top cinco de municípios que mais geraram empregos no mês de fevereiro, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O aumento significativo tem grande relação com Projeto Cerrado, a fábrica de celulose da Suzano, que está sendo construída no município, com expectativa de investimento de R$ 19,3 bilhões e geração de 10 mil empregos.

O que no início era um sonho, está se tornando realidade e mudando para melhor a cidade.

A construção, além de ampliar os trabalhos, movimentou as vendas do comércio, mexeu com o setor de moradias, com empresas interessadas em atuar na cidade, houve também movimentação para compra e venda de imóveis.

Ao Perfil News, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, contou que o aumento dos empregos estava previsto já.

Pelas previsões da obra, sim. Estava previsto tudo isso, até porque os alojamentos cresceram na mesma proporção, para suportar esses novos trabalhadores. Essa expectativa da fábrica vem desde a audiência pública, ocorrida em julho/2014. De lá para cá, a população esperava a concretização desse projeto, que ganhou corpo com a aquisição da planta pela Suzano”, destacou ele.

Ribas passa Três Lagoas em geração de empregos
João Alfredo Danieze

Ainda feliz pelos planos estarem se concretizando, Danieze, pontuou que muitas pessoas também decidiram retornar para a cidade.

“Tem, como significado, o pleno emprego e a qualificação da mão de obra, com cursos em várias áreas, seja pelo SENAI, SENAC, SEBRAE, SENAR, com possibilidade de um salário melhor para os trabalhadores de nossa cidade, onde muitos deixaram a cidade por falta de emprego e, agora, estão voltando para sua terra e para os braços de sua família, sabendo que tudo isso tornou-se realidade”, defendeu.

Questionado sobre como a prefeitura está se organizando para atender essas pessoas, o prefeito destaca uma força-tarefa.

“Estamos criando força-tarefa em cada área, buscando dar o devido atendimento, apesar da estrutura humana do Município não ser tão célere como da iniciativa privada e embora carentes em várias áreas, porém fazendo o possível para cumprir com o papel de servir a população dentro da estrutura física e humana disponível. A cidade vive um clima de euforia, em várias atividades econômicas. Hoje só não trabalha quem não quer e a falta de mão-de-obra e visível”, contou.

De acordo com o prefeito Danieze, conforme o cronograma, hoje, a construção da fábrica emprega 2.800 pessoas. Em junho/julho será de 5.000/5.500 e em dez/jan23 – 10 mil colaboradores.

“Ribas está renascendo! Uma nova Ribas está surgindo, com projetos de infraestrutura sendo concretizados, alguns já iniciados e outros aguardando licenças e licitações em andamento, tornando a cidade também um canteiro de obras, seja na iniciativa privada, seja pública, com obras do Governo do Estado e iniciando obras também pelo Município”, concluiu Danieze.

C0NFIRA NO RELATÓRIO ABAIXO O RANKING DE GERAÇÃO DE EMPREGOS NOS MUNICIPIOS DE MS

Foto capa: AL DRONES

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.