18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rios de Chapadão do Sul serão pesquisados para Enciclopédia

26/09/2013 08h02 – Atualizado em 26/09/2013 08h02

Rios de Chapadão do Sul começam a ser pesquisados para Enciclopédia das Águas

Toda população pode ajudar e confecção dos mapas, pois o projeto vista registrar também a história dos rios

Da Redação

Um grande projeto que pretende registrar e catalogar todos os corpos d’água de Mato Grosso do Sul chegou a Chapadão do Sul. O projeto Enciclopédia das águas está sendo desenvolvido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. Atualmente o projeto está em fase de pesquisa e confecção dos mapas municipais com as informações dos respectivos corpos d’água.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Chapadão do Sul, informa que toda população pode ajudar e somar na confecção dos mapas, já que o projeto vista registrar também a história dos rios e, desta forma todos os pioneiros do município podem ajudar a contar um pedacinho da história das águas de Chapadão do Sul.

Segundo o Secretario Tiago Maia, como esta é a fase de pesquisa e pouco há documentado sobre os corpos d’água do município, toda e qualquer informação é muito importante para o projeto. Abaixo seguem as informações principais que o projeto necessita:

Nome corrigido dos rios, córregos, ribeirões e etc…

Identificar corpos d’água que não existem no mapa e mapeá-los com os devidos nomes.

Além da denominação dos cursos da água, está se colhendo informações sobre festas e/ou eventos culturais ligados a algum curso de água do município, além de atrativos turísticos.

Descrição de contextos históricos dos cursos de água. Por exemplo: em tal córrego, ocorreu uma batalha; as margens de tal rio, começou a cidade, etc.

Para informar os dados, é necessário os dados pessoais (nome completo, endereço, RG, idade, profissão) de, pelo menos duas pessoas que garantam as informações.

(*) Com informações de O Correio News

O projeto Enciclopédia das águas está sendo desenvolvido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (Foto: O Correio News)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.