23.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rocha homenageia gestoras de saúde de Três Lagoas

30/10/2013 11h23 – Atualizado em 30/10/2013 11h23

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na noite desta terça-feira (29/10) uma sessão solene para a entrega da Comenda Vespasiano Barbosa Martins. Foram homenageadas 23 personalidades que se destacam na área da saúde

Da Redação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na noite desta terça-feira (29/10) uma sessão solene proposta pela deputada Mara Caseiro, 3ª vice-presidente da Casa de Leis, para a entrega da Comenda Vespasiano Barbosa Martins. Foram homenageadas 23 personalidades que se destacam na área da saúde.

O deputado estadual Eduardo Rocha, escolheu para a entrega da comenda a Secretária Municipal de Saúde Eliane Brilhante e a diretora geral do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Ir. Aurélia Brioschi. Rocha afirmou que a dedicação das duas gestoras é digna de reconhecimento e valorização. “Eliane Brilhante e a Irmã Aurélia dedicam grande parte de suas vidas à atender a população, buscando oferecer serviços em saúde de qualidade. A comenda é um pequeno gesto de reconhecimento pelo trabalho que elas prestam”.

O evento foi acompanhado por parentes, amigos e convidados dos homenageados, além da presença ilustre da bisneta de Vespasiano Martins, Fabiana Martins Jallad, que emocionada lembrou do grande herói de sua vida. “É uma honra ver essas pessoas receberem esse prêmio com o nome do meu bisavô. Ele representa um grande herói, que lutava com bravura pelos seus ideais. Quem dera se tivéssemos mais ‘Vespasianos’ pelo mundo”, disse.

Vespasiano Martins – A comenda leva o nome do médico Vespasiano Barbosa Martins, que também foi prefeito de Campo Grande por três vezes, governador da Revolução Constitucionalista de 1932 e senador por dois mandatos pelo então estado de Mato Grosso.

Em 1936, Vespasiano foi vítima de um atentado, que o feriu gravemente e ao senador João Vilas Boas. O crime foi encomendado por Mário Correia da Costa, então governador do Mato Grosso, incomodado pela crescente oposição da Aliança Mato-Grossense.

Ele foi atingido por três tiros, um no braço esquerdo, um no ombro direito e outro na coxa, mas sobreviveu. Em 1952, teve um infarte que comprometeu grande parte de seu coração. Retirou-se da vida pública três anos depois, quando acabou seu último mandato como senador, e faleceu em janeiro de 1965, em Campo Grande.

HOMENAGEADAS

Eliane Brilhante tem especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal, pelo Centro Universitário Hermínio Ometto-UNIARARAS, especialização em Enfermagem Pediátrica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP, especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem, pela Escola Nacional de Saúde Pública-ENSP,da fundação Oswaldo Cruz –FIOCRUZ,UFMS e especialização em Vigilância Sanitária e Epidemiológica pela Universidade de Ribeirão Preto/SP – UNAERP, concluído em 2002. É Secretária Municipal de Saúde de Três Lagoas, desde agosto de 2011, e também atua como Assessora do PAB E SAMU de Três Lagoas. Foi coordenadora do Pronto Atendimento Básico de Três Lagoas (PAB) e enfermeira da UBS Vila Alegre em Três Lagoas, desde Novembro de 2009 até Março de 2010.

Já a diretora geral do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Ir. Aurélia Brioschi é pedagoga com especialização em administração e supervisão Escolar – Faculdade Dom Aquino de Filosofia Ciências e Letras, com licenciatura em Estudos Sociais – Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras. Foi professora de disciplinas pedagógicas, coordenadora pedagógica, supervisora escolar, diretora do Instituto Madre Marta Cerutti – Barra do Garças – MT, diretora do Colégio Imaculada Conceição – Corumbá – MS e vice- diretora e Professora na Faculdade Auxilium de Filosofia Ciências e Letras – Lins – SP.

(*)Com informações de Assessoria de Comunicação

O deputado estadual Eduardo Rocha, escolheu para a entrega da comenda a Secretária Municipal de Saúde Eliane Brilhante e a diretora geral do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.