27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Saiba como a raiva é transmitida aos animais

20/09/2002 11h42 – Atualizado em 20/09/2002 11h42

A Campanha de Vacinação Anti-Rábica será realizada neste sábado em todo o Estado. A Raiva é uma doença mortal causada por vírus. Pode ser transmitida por cães, gatos, macacos, morcegos, bovinos, eqüinos e outros mamíferos pela mordida, lambedura ou arranhão. Nem sempre há agressão por parte do animal. A transmissão acontece através do contato entre a saliva de animais infectados e a pele ou mucosa humana.

Os sintomas da raiva variam conforme a espécie do animal. Em carnívoros (cães e gatos) geralmente ocorre a raiva furiosa e em herbívoros, a raiva paralítica. Os donos devem ficar atentos às mudanças de comportamento do animal de estimação. Salivação abundante e dificuldade para engolir, mudança de hábitos alimentares, paralisia das patas traseiras e diferença no latido dos cães (uivo rouco) são sintomas de raiva. Neste caso, deve-se procurar imediatamente o veterinário ou o Centro de Controle de Zoonoses.

Raiva Humana – A vacinação animal é uma das principais formas de prevenção da raiva humana. Os cães são responsáveis por cerca de 95% dos casos de transmissão da doença para o homem.

No caso de agressão por um animal, deve-se lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar o serviço de saúde mais próximo. O animal deve ficar em observação por 10 dias. É fundamental que a pessoa agredida procure e finalize o tratamento médico, pois a raiva é letal em 100% dos casos. No ano passado, cerca de três mil pessoas fizeram o tratamento anti-rábico em Mato Grosso do Sul.

A maioria das vítimas de agressões por cães foram atacadas por animais que têm donos, por isso é importante estar consciente sobre a posse responsável de animais domésticos.

Fonte: RMT Online

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.