11/04/2014 10h51 – Atualizado em 11/04/2014 10h51

A solução pode reduzir a poluição em até 45%

Da Redação

Estradas magnéticas sem fio, asfalto permeável para evitar enchentes, pavimentação que transforma calor em eletricidade e até estrada que “brilha” no escuro. São diversas as engenhocas criadas para reduzir o impacto negativo de uma estrada no ambiente ao redor. Dessa vez, cientistas holandeses criaram uma pavimentação “verde”, que absorve parte dos poluentes emitidos pelos veículos que passam sob ela.

Trata-se de uma nova mistura asfáltica, que difere da tradicional por apenas a adição de um elemento: óxido de titânio, acrescentado na liga dos blocos. Os autores da invenção, pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, destacam que a solução pode reduzir em até 45% a poluição atmosférica, em dias com condições climáticas ideias, e em, no mínimo, 10% nos dias de grande tráfego.

O processo é simples: quando os poluentes saem dos escapamentos dos veículos, são capturados pelo asfaltamento que, através de uma reação química, transforma o óxido de nitrogênio, deixando-o menos nocivo ao meio ambiente. O mais interessante, porém, é que a solução tem um bom estímulo para pavimentar em breve as estradas por aí: custa cerca de 10% a menos do que a liga tradicional.

(*) Com informações de Painel Florestal

O asfalto também é permeável, evitando enchentes (Foto: Painel Florestal)

Comentários