20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde capacita equipes de mobilização contra dengue e chikungunya

04/12/2014 16h14 – Atualizado em 04/12/2014 16h14

Capacitação, coordenada pela setor de Educação em Saúde, foi direcionada às equipes de Agentes de Combate às Endemias, Bloqueio Químico (pulverização) e Agentes Comunitários de Saúde

Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando no decorrer desta semana a capacitação e orientação das equipes de Agentes de Combate às Endemias, Bloqueio Químico (pulverização), Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiras das Unidades de Atenção Básica (Postos) para as ações de mobilização de enfrentamento à dengue e chikungunya, na Cidade e no Distrito de Arapuá.

Uma dessas capacitações aconteceu na manhã desta quinta-feira (04), no plenarinho da Câmara Municipal, direcionada às equipes de Controle de Vetores, ou seja, aos Agentes de Combate às Endemias.

A capacitação esteve a cargo do coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito, e do coordenador de Combate a Endemias, Benício Donizette da Silva.

“Junto com a capacitação das nossas equipes para enfrentamento à dengue e chinkungunya, estamos também nos mobilizando na distribuição de material educativo (panfletos) nos supermercados, escolas e à população em geral, na Praça Senador Ramez Tebet, nesta sexta-feira (5), no Centro”, informou Fernando.

“Estas ações são alusivas ao Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue, instituído pelo Ministério da Saúde”, completou.

“As ações de enfrentamento à dengue e chinkungunyanão podem ser interrompidas, nem mesmo reduzidas, principalmente neste período de calor e do aumento das chuvas, condições favoráveis à proliferação rápida do Aedes Aegypti”, comentou a secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante.

RESULTADOS

“Em 2014, graças ao intenso trabalho das nossas Equipes, conseguimos controlar o número de casos de dengue. No entanto, o resultado dessas ações continuará positivo, se houver a participação de toda a população, que deve manter sempre limpo os seus quintais e o interior de suas casas”, ressaltou Brilhante.

“De janeiro até terça-feira (02), quando fechamos mais um boletim epidemiológico, constatamos que foram confirmados como positivos 71 casos de dengue, do total de 422 notificados em 2014. Quanto à febre chinkungunya, tivemos apenas um caso suspeito, mas não confirmado”, informou a secretária.

“Estamos conseguindo conter o avanço de casos notificados e confirmados, mas essa conquista não pode justificar o relaxamento das nossas ações de enfrentamento à dengue, contando também com a participação e responsabilidade de toda a população”, completou Brilhante.

Confira abaixo, como anexos os resultados de casos de dengue, divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde:

(*) Assecom Prefeitura de Três Lagoas

A capacitação esteve a cargo do coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito, e do coordenador de Combate a Endemias, Benício Donizette da Silva (Foto: Assecom)

Uma dessas capacitações aconteceu no plenarinho da Câmara Municipal, direcionada às equipes de Controle de Vetores (Foto: Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.