33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Saúde de Três Lagoas realiza orientações para prevenir acidentes com escorpiões

15/10/2015 16h58 – Atualizado em 15/10/2015 16h58

Animal peçonhento tem sido encontrado frequentemente na Cidade

Assessoria

Um pequeno animal pode causar grandes estragos no corpo humano. Os escorpiões tornaram-se uma das preocupações da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, na qual a equipe do Setor de Educação e Saúde realiza constantemente o alerta para toda população sobre o aparecimento do animal peçonhento na Cidade.

Segundo o responsável pelo Setor de Educação e Saúde, Fernando Garcia Brito, além de receber informações sobre o aparecimento do animal em várias localidades, a equipe também realiza orientações para prevenir a população sobre os malefícios da picada do aracnídeo.

Fernando explica que os acidentes geralmente ocorrem quando a vítima encosta no animal com as mãos ou com os pés. “Às vezes a pessoa vai balançar algum tapete, calçar algum sapato ou vestir alguma calça e pode ter a presença do escorpião nestes lugares, podendo até levar uma picada”, disse.

O técnico reforça que em caso de acidente, as pessoas devem lavar bem a região onde foi picada com água e sabão e procurar imediatamente o médico. Os locais de referência que disponibilizam o soro para as vítimas de escorpião são a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza somente o transporte da pessoa até um dos pontos de referência.

Além disso, se for possível, pedir para que alguém faça a captura do escorpião, pois com isso, pode auxiliar na identificação de qual espécie se trata e também ajuda como deve proceder dependendo do tratamento e recuperação.

Diversos ambientes que tem a presença do ser humano também podem servir de esconderijo para os escorpiões, tais como, locais próximos a córregos, cemitérios, construções e linha férrea. Eles se escondem próximos às residências, entulhos, embaixo de pedras, mato, lixo, tijolos, telhas etc.
Já em uma residência, o cuidado deve ser redobrado especialmente na saída de esgoto, ralos e caixa de gordura, pois os animais peçonhentos procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas. “O inseticida não mata o escorpião, somente a sua fonte alimentadora. Por isso, o ideal é sempre manter o quintal limpo e estar atento em locais que podem ser propícios para o seu surgimento”, ressalta.

A Prefeitura de Três Lagoas realiza sempre que possível o trabalho de prevenção e manutenção em áreas públicas para evitar a procriação do escorpião, além disso, os fiscais notificam os proprietários de terrenos particulares para manterem os locais limpos. Em caso de aparecimento do animal, o Setor de Endemias deve ser avisado rapidamente pelo telefone (67) 3929-1036, ou, o Centro de Controle e Zoonoses pelo número (67) 3929-180

EVITE A PRESENÇA DOS ESCORPIÕES:

  • Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;

  • Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;

  • Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;

  • Evite que lençóis toquem no chão;

  • Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;

  • Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;

  • O acidente ocorre, geralmente, quando a pessoa encosta a mão ou pé no escorpião.

  • Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências.

  • Evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento dos escorpiões como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem, que possam deixar acúmulo de entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc.

  • Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;

  • Mude, periodicamente, de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização do trabalho;

  • Retire de paredes e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras;

  • Elimine fontes de alimento para os escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados).

  • Limpe terrenos baldios das redondezas dos imóveis ocupados;

  • Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões, entre outros animais;

  • Mantenha jardins e gramados aparados e bem cuidados.

(*) Assessoria Prefeitura de Três Lagoas

Seguindo as orientações podemos evitar acidentes com escorpiões (Foto:Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.