20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Saúde divulga balanço parcial da campanha de vacinação contra o HPV em Três Lagoas

14/04/2015 14h55 – Atualizado em 14/04/2015 14h55

Saúde divulga balanço parcial da campanha de vacinação contra o HPV

Segundo o Setor de Imunização, até o momento já foram imunizadas mais de mil meninas de 09 a 13 anos de idade

Assessoria

Perto de completar um mês do início da campanha de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), a Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Pública, divulga o balanço parcial da campanha de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), disponível na rede SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo a coordenadora do setor, a enfermeira Humberta Azambuja, até o momento, 950 meninas com idade de 9 a 13 anos receberam a primeira dose e 132 a segunda dose, totalizando 1.082 imunizações.

A vacina foi disponibilizada para todas as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, assim como em todas as unidades de Atenção Básica de Saúde. As equipes de vacinação de cada Estratégia de Saúde da Família – ESF pertencente à região das escolas da Cidade realizaram as imunizações dentro de um cronograma programado junto com a direção de cada unidade escolar, tendo como prioridade as meninas de 9 a 11 anos.

Para obter o controle de cada dose, a equipe de imunização tem recomendado a direção das escolas em orientar os pais e responsáveis das meninas a levarem carteira de vacinação no dia reservado. Sem a carteira a equipe não pode aplicar a vacina, para que não ocorra o risco de vacinar novamente alguém que já tenha recebido a dose.

Segundo Humberta, cada menina dessa faixa etária deverá tomar três doses para obter a proteção completa contra a doença. A segunda é aplicada seis meses após a primeira dose e a última é dada como reforço, passados cinco anos após a primeira dose – ação recomendada pelo Ministério da Saúde.

Conforme o Ministério da Saúde, a meta exigida é de no mínimo 80% de imunização. Sendo assim, das 2.487 meninas com idade de 9 a 13 anos, segundo levantamento feito nas escolas no Município, no mínimo, 1.990 meninas deveriam ser imunizadas.

No ano passado 2.076 meninas receberam vacinação, sendo que o Município atingiu 100% de imunização. O intuito da vacina é prevenir o câncer de colo de útero.

(*) Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Três Lagoas

Saúde divulga balanço parcial da campanha de vacinação contra o HPV em Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.