24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Saúde em parceria com a UFMS alertará população sobre malefícios da Diabetes

12/11/2015 08h23 – Atualizado em 12/11/2015 08h23

Ação que será nesta sexta-feira (13) contará com diversos tipos de exames para identificar a doença

Assessoria

Neste sábado (14) será lembrado o Dia Mundial do Diabetes e em Três Lagoas, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) por meio do curso de enfermagem, promoverá ações alusivas à data, que será realizada nesta sexta-feira (13), das 8h às 11h, na Praça Ramez Tebet.

Com o tema “Três Lagoas em ação contra a doença e suas complicações”, serão oferecidas para comunidade em geral teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal), circunferência abdominal, exames dos pés para identificar fatores de risco para lesões, orientações sobre o tabagismo e atividades físicas.

Segundo a coordenadora da Rede de Doenças Crônicas, Eliana Queiroz Alves, a iniciativa é em resposta ao crescente de casos em todo mundo, tendo a finalidade de chamar a atenção no que diz respeito ao acesso à prevenção e ao tratamento adequando, afim de evitar complicações, melhorando a qualidade de vida e reduzindo impacto sobre os indivíduos, familiares e para sociedade em geral.

A professora e mestre do curso de enfermagem da UFMS, Maria Vigoreti Araújo Lima Armelin, que estará no dia auxiliando nos trabalhos, ressaltou a importância da prevenção da Diabetes que pode também evitar o aparecimento de outras doenças. “O grande problema é que as pessoas descobrem que tem Diabetes quando já está em um estágio complicado, como por exemplo, visão afetada, problemas cardíacos e ferimentos no pé que podem até levar a amputação”, explicou.

PROGRAMA CONTRA DIABETES

Em Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel) oferece duas vezes por semana atividades físicas nas Unidades de Saúde de Vila Piloto, Maristela, Vila Haro, Santa Luzia, Interlagos, Santo André e Paranapungá.
Segundo a coordenadora de Rede de Doenças Crônicas, em levantamento até setembro deste ano, aproximadamente 150 pessoas entre diabéticos e comunidade em geral realizam caminhada e alongamento com educador físico.

Outra atividade realizada está nas próprias unidades de Saúde com rastreamento dos portadores de Diabetes, sendo realizadas mensalmente reuniões com orientações com os diabéticos e seus familiares sobre como evitar futuras complicações da doença. As ações são registadas em um cartão com informações de medicamentos e exames de rotina.

Até julho deste ano, 975 pessoas com Diabetes Tipo 1 em TL estão cadastradas para retirada da insulina nos polos centrais farmacêuticos do Município. O perfil dos pacientes dependentes de insulina são acima de 50 anos e mulheres.

(*) Assessoria Prefeitura Três Lagoas

14 de Novembro dia Mundial da Diabetes, ações serão realizadas para prevenção em Três Lagoas (Foto:Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.