23.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Saúde orienta sobre prevenção de doenças e posse responsável de animais

21/09/2017 17h09

Ação da equipe do CCZ e do setor de Entomologia consiste em palestras e distribuição de material educativo.

Da Redação / SECOM TRÊS LAGOAS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Controle de Zoonoses e do setor de Entomologia, equipes ligadas à Diretoria de Vigilância e Saneamento, vem desenvolvendo ações de orientação e prevenção de doenças em cães e gatos e também sobre a posse responsável de animais de estimação.

Entre as ações já efetuadas estão a participação no “Mais Lazer”, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (SEJUVEL), na quadra poliesportiva do Jupiá, no dia 16, e uma palestra no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), na terça-feira (19).

Em Jupiá, como informou a coordenadora do Setor de Entomologia e CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, bióloga Geórgia Medeiros de Castro Andrade, o stand da Saúde recebeu a visita de 140 pessoas, aproximadamente. Nesse evento da SEJUVEL, foram vacinados 42 cães e 2 gatos.

No CAPS AD, Geórgia estava acompanhada do medico veterinário do CCZ, Hugo Nogueira Faria, na palestra que foi proferida a estagiários da Faculdade de Medicina, servidores e servidoras da Saúde e pacientes atendidos naquela Unidade.

“Além das principais doenças, entre elas a raiva, que podem afetar os nossos animais de estimação, procuramos falar da posse responsável de animais. Isso quer dizer da responsabilidade que todos temos com os animais que vivem nas nossas casas, nos nossos quintais”, disse a bióloga.

“Não basta apenas dar-lhes de comer e beber. É importante também cuidar da saúde do animal, limpeza dos locais onde vivem, prevenindo doenças, como a raiva e a leishmaniose, entre outras”, ressaltou Geórgia na sua palestra.

Na oportunidade, foi exposto também um resumo das principais atividades do CCZ, a vacina antirrábica e o controle de zoonoses (doenças em animais) que é feito pela SMS, por meio de inúmeras ações educativas e preventivas, entre elas, a vacina antirrábica para cães e gatos.

Ação da equipe do CCZ e do setor de Entomologia consiste em palestras e distribuição de material educativo. (Foto: SECOM TRÊS LAGOAS)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.