24.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Saúde promove ação alusiva ao Dia Mundial do Homem

18/11/2014 12h08 – Atualizado em 18/11/2014 12h08

Saúde promove ação alusiva ao Dia Mundial do Homem no Novembro Azul

Educação e prevenção são os objetivos principais da programação do “Novembro Azul”, centralizado nas atenções à saúde do homem

Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa de uma série de ações conjuntas, neste “Novembro Azul”, voltadas à saúde e hábitos saudáveis de viver, com o objetivo principal e específico de conscientizar, orientar e prevenir o câncer de próstata, doença que atinge e pode levar à morte um número considerável de homens, acima dos 50 anos de idade, se não diagnosticado e tratado a tempo.

As ações da programação do Novembro Azul, além da divulgação nas mídias, começam nesta quarta-feira (19), no Dia Mundial do Homem, com ginástica laboral, a partir das 7h30, em frente ao prédio da Prefeitura de Três Lagoas, na Avenida Capitão Olyntho Mancini, cruzamento com a Rua Elmano Soares, no Centro.

As ações do Novembro Azul têm participação compartilhada da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Municipal, Instituto do Câncer de Três Lagoas e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A campanha possui como slogan “Este preconceito pode tirar você de sua família”, alertando quando à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

CAMINHADA

Como consta na programação do Novembro Azul, haverá uma caminhada na Pista de Saúde da Lagoa Maior, no dia 28 (sexta-feira), a partir das 17h.

Na ocasião, estarão disponíveis aos participantes três tendas de apoio, orientação e consultas. Numa tenda, estará disponível um médico oncologista, em outra um médico urologista e em uma terceira tenda uma equipe de enfermagem, para aferição de pressão arterial e orientações de saúde e hábitos saudáveis aos participantes.

CÂNCER DE PRÓSTATA

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a doença maligna mais comum entre os homens. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso da cura, já que a medicina tem comprovado que 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Por essa razão, os homens estão sendo orientados quanto à importância de consulta anual com o médico urologista.

A população de Três Lagoas conta com atendimento e serviços do Hospital Municipal, graças à gestão compartilhada.

Segundo dados coletados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2012 e 2013, 60.180 novos de casos de câncer de próstata foram constatados, sendo mais incidente que o câncer de mama nas mulheres. Contudo, o preconceito com o exame do toque retal ainda é forte no Brasil.

Para o médico oncologista do Instituto do Câncer de Três Lagoas, Rodrigo Melão, o preconceito ainda existe. “Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura da doença. Estima-se que em 2014 existam 68 mil novos casos e aproximadamente 13 mil mortes/ano. Por isso, todo homem acima dos 50 anos deve fazer o exame”, explica.

No Instituto do Câncer de Três Lagoas, em 2013, foram tratados 27 homens com câncer de próstata, sendo 10 que já faziam o tratamento de quimioterapia e hormonioterapia e 17 que entraram ao longo do ano. Já de janeiro a novembro de 2014 estão em tratamento 42 pacientes.

(*) Com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Três Lagoas

As ações do “Novembro Azul” tem o objetivo principal e específico de conscientizar, orientar e prevenir o câncer de próstata (Foto: Divulgação)

Panfleto da campanha, explicando a importância da prevenção no combate ao câncer de próstata (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.