20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde promove programação diferenciada do Outubro Rosa em atenção às mulheres

04/10/2017 13h32

Saúde promove programação diferenciada do Outubro Rosa em atenção às mulheres.

São ações educativas e preventivas, exames e avaliações médicas, testes rápidos e encaminhamentos para mamografias.

Da Redação / Secom Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da equipe da Diretoria de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá intensificar as ações de atendimento à saúde da mulher, inseridas na programação da campanha do “Outubro Rosa”.

Portanto, no decorrer deste mês de outubro, em todas as Unidades de Atenção Básica, nos popularmente conhecidos como Postos de Saúde, junto com as ações costumeiras de atendimento, as equipes estarão, em dias especiais, com uma programação de atividades, especialmente direcionadas à saúde da mulher.

Entre as ações programadas, “nossas equipes da Saúde estarão incentivando as mulheres a fazerem o autoexame das mamas, para melhor conhecerem seu corpo e identificarem mais rápido qualquer alteração, assim como orientações de como levar uma vida saudável”, anunciou a diretora de Saúde Coletiva da SMS, Carolina Ramalho Masuko.

PROGRAMAÇÃO

Em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde haverá programação especial, como por exemplo, na Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS Santa Luzia, está prevista programação especial dedicada à saúde da mulher em dois locais e datas diferentes, sendo uma no próximo sábado (7), das 8h às 12h, para atender às famílias do Residencial Novo Oeste e do Residencial Orestinho; e no dia 21, das 8h às 12h, na Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão, para as famílias do Santa Luzia e bairros adjacentes. O prédio da Unidade de Saúde Santa Luzia passa por reformas.

Na Estratégia de Saúde da Família – ESF Jupiá, no dia 18 de outubro, das 6h às 17h, serão intensificadas as seguintes ações: coleta de exames laboratoriais; coleta de preventivo; exame das mamas; atualização de carteirinha de vacina; atualização de cadastro (Cartão do SUS e Consulfarma); pedido de mamografia; informações sobre pílula anticoncepcional; teste rápido de HIV e Sífilis; consulta de avaliação médica; e consulta de avaliação odontológica.

No dia 20, haverá também programação especial de atendimento à mulher, na ESF Interlagos, das 8h às 12h; e na unidade de EACS Vila Alegre, a programação voltada para as mulheres será no dia 21, das 8h às 12h.

ESF Vila Haro, no dia 21 de outubro, das 8h às 12h, haverá palestra educativa para as mulheres, coleta de preventivo, consulta odontológica e encaminhamentos para mamografia.

Na EACS São Carlos, no dia 21 de outubro, das 8h às 12h, haverá coleta de preventivo, exame de mama, vacinação e avaliação bucal. Nessa mesma Unidade, haverá também outra programação, no dia 28, das 8h às 12h, concentrando as atenções na saúde da mulher.

EACS Miguel Nunes, no Bairro Vila Nova, a programação especial, dedicada às mulheres, será também no dia 21, das 8h às 12h, com as seguintes ações: Aplicação de vacinas, coleta para exame preventivo, exame de mama, palestra sobre alimentação saudável, atualização de cadastro (Cartão do SUS e Consulfarma), teste rápido IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis e orientações sobre saúde bucal.

Na unidade de ESF Paranapungá, as ações voltadas para a saúde da mulher serão no dia 26 de outubro, das 7h às 11h e das 13h às 17h, com a seguinte programação: 40 coletas de preventivo com distribuição de senhas (20 em cada período); 50 consultas médicas para avaliação das mamas e solicitações de mamografia; atualização das vacinas; 40 avaliações com dentistas e orientações nos casos de necessidade de agendamento de tratamento; orientações para o Programa de Tabagismo e agendamento no Programa; Palestra com a Farmacêutica da Unidade sobre a responsabilidade no uso de medicamentos; e exames de verificação de Pressão Arterial (PA) e Glicemia.

Na ESF Santo André, as ações estão programadas para o dia 27, das 8h às 16h. Como foi divulgado, haverá café da manhã especial para as mulheres, palestras específicas sobre saúde da mulher e prevenção de doenças, coleta de exames de preventivo e encaminhamento de pedidos de mamografia.

Na ESF Santa Rita, atenção à saúde da mulher será no dia 28, das 8h às 12h, e na Unidade Básica de Saúde – UBS Rural Altair Tranin de Arapuá, a programação especial de atendimento à saúde da mulher será no dia 28, das 8h às 12h.

Saúde promove programação diferenciada do Outubro Rosa em atenção às mulheres

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.