24/11/2014 15h31 – Atualizado em 24/11/2014 15h31

Ação no CEM, no próximo sábado 29, é alusiva ao Dia Nacional de Prevenção contra o Câncer de ele e coincide com a Campanha Municipal de Mobilização contra Hanseníase

Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio do Programa Municipal de Controle da Hanseníase (PMCH), em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realiza “Mutirão de Atendimento Médico”, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no próximo sábado (29), das 7h às 12h.

Esta ação da Saúde é alusiva ao Dia Nacional de Prevenção contra o Câncer de Pele, instituído pela SBD, com a finalidade de “solidificar as ações da instituição contra a doença”.

Neste ano, a ação coincidecom a Campanha Municipal de Mobilização contra a Hanseníase, há anos realizada com sucesso no município de Três Lagoas.

O “Mutirão de Atendimento Médico”, feito por médicos dermatologistas de Três Lagoas, contará também com a presença de Agentes Comunitários de Saúde e profissionais da equipe do PMCH.

“Na ocasião, além do atendimento médico, preventivo em relação ao Câncer da Pele, distribuição de material de orientações e esclarecimentos, estaremos também investigando os casos suspeitos de Hanseníase”, antecipou o coordenador do PMCH, fisioterapeuta Antônio Carlos Modesto.

PREVENÇÃO

“Como em todas as doenças, a prevenção continua sendo o melhor remédio contra o câncer de pele e contra a hanseníase”, orientou Modesto.

“Sozinho, o câncer de pele apresenta mais casos no Brasil do que outros 17 tipos de câncer”, alerta a Campanha de Combate ao Câncer de Pele da SBD, no material impresso de educação preventiva.

“Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; feridas que não cicatrizam em quatro semanas; e mudanças na textura da pele ou dor, pode ser Câncer da Pele”, informou o coordenador do PMCH.

Quanto à hanseníase, Modesto lembra que, “presença de manchas dormentes na pele, esbranquiçadas, avermelhadas, pode ser hanseníase!”, informou.

(*) ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA

Esta ação da Saúde é alusiva ao Dia Nacional de Prevenção contra o Câncer de Pele. (Foto: Assessoria de Comunicação

Comentários