Autoridades de saúde passaram a recomendar o uso de máscaras faciais por toda a população para evitar o contágio da Covid-19

Nesta terça-feira (7), o secretário de saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, afirmou que a pasta recomenda o uso de máscaras – mesmo as caseiras – por toda a população, a fim de evitar o contágio pelo coronavírus.

Em live realizada no período da manhã Resende explicou a normativa. “Há hoje um estudo bastante amplo e incontestável do uso da máscara, mesmo a máscara caseira, e o benefício no enfrentamento da covid-19”, afirmou ele durante live nas redes sociais do Governo do Estado.

A recomendação do uso das máscaras faciais, inclusive, consta no boletim epidemiológico editado ontem (6) pelo Ministério da Saúde.

Dados científicos recentes constataram que a transmissão da Covid-19 pode ocorrer mesmo antes do indivíduo apresentar os primeiros sinais e sintomas. Por esse motivo, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras faciais para todos.

No entanto, diante da insuficiência mundial de insumos, foi solicitado aos cidadãos para que produzam a sua própria máscara de tecido, com materiais disponíveis no próprio domicílio. “Esse é o único instrumento de controle da doença disponível no momento”, afirma o ministério.

Segundo a secretária-adjunta da Saúde de MS, Christinne Maymone, o Governo do Estado prepara um vídeo para ensinar as pessoas a prepararem máscaras de pano em casa. “Que as famílias se preparem para a confecção das máscaras de pano, que devem ser utilizadas nas ruas”, destacou.

Comentários