Ter uma alimentação equilibrada é essencial para manter a forma e garantir saúde

Entretanto, saber como manter esse tipo de rotina é a melhor garantia de sucesso a longo prazo, evitando o cansaço e até a compulsão alimentar.

Então, pegue o seu bloquinho de notas e vem comigo descobrir como fazer isso sem ficar cansada.

Vamos lá?

– Opções congeladas podem ser boas:

Photo by Devin Rajaram on Unsplash

Ainda que as comidas congeladas sejam grandes vilãs devido ao excesso de sódio, também existem as boas opções.

Isso porque já é possível encontrar legumes e frutas congeladas que facilitam a rotina, evitando que você perca muito tempo na cozinha.

Logo, a sua alimentação é simples, fácil e barata. Já que você deixa de jogar muitos restos fora.

Além do mais, essas opções congeladas e naturais são ideias para marmitas diárias, reduzindo o consumo de alimentos calóricos, como as massas.

– Aprenda a comer devagar:

Pode até parecer mentira, mas a verdade é que aprender a comer devagar mantém os seus hábitos saudáveis e é um dos principais passos para manter a forma.

Em suma, quando você come de maneira mais lenta, você mastiga mais os alimentos, o que facilita a digestão, e ainda aumenta a saciedade.

Afinal, o seu cérebro percebe que você está se alimentando, evitando que você demore para sentir que está cheio.

Para comer mais devagar, aproveite alimentos de diferentes texturas e sabores, provando um mix.

Ao mesmo tempo, comer sem assistir TV, trabalhar ou mexer no celular também facilitam essa adaptação.

– Coma de maneira parcelada:

Comer de maneira parcelada significa reduzir o tamanho das porções e comer mais vezes ao dia.

Porque fazer isso?

Para ter uma alimentação saudável, é preciso fornecer o combustível que o seu corpo precisa ao longo do dia, evitando também a sobrecarga (Photo by Anna Pelzer on Unsplash)

Isso significa fazer com que você tenha a sensação de saciedade mais facilmente, enquanto os eu sistema digestivo se mantém produzindo energia e gasto metabólico.

Ainda que você não queira comer de três em três horas, o ideal é fracionar as suas refeições para, ao menos, quatro porções ao dia.

Ao longo do tempo, isso ensina o seu cérebro a se manter saciado e produzindo energia por mais tempo.

Assim, você se sente desperta, concentrada, com foco e ainda evita a sonolência e preguiça.

– Reduza o consumo de sódio:

Entre as dicas para manter a forma e ter uma alimentação equilibrada está a necessidade de reduzir o consumo de sódio.

O excesso de sódio no corpo causa uma reação semelhante ao consumo de toxinas, causando a sobrecarga nos órgãos, inchaço, retenção de líquidos e redução no processo digestivo.

Como resultado, você acaba se sentindo incomodada, “cheinha” e pode até impactar na saúde da sua pele.

Para manter esse mineral controlado, a dica é retirar do cardápio semanal as comidas processadas e congeladas, como semi-prontas, embutidos e outros.

Em pouco tempo, você vai notar que o seu corpo funciona melhor e que os tecidos parecem mais saudáveis, além da redução de medidas que melhora a sensação de bem-estar.

– Aposte no consumo de frutas:

As frutas são alimentos essenciais na rotina.

Afinal, melhoram o funcionamento digestivo, a aparência da pele, a saúde dos órgãos e até impacta na sensação de bem-estar.


Photo by Brenda Godinez on Unsplash

Do mesmo modo, pode facilitar na hora de manter a forma por evitar a compulsão alimentar.

Ao contrário do que você pode pensar, não existe uma regra e todas as frutas podem ser consumidas para alcançar objetivos específicos.

Por exemplo, o abacate é ideal para ter mais energia e disposição, enquanto as frutas vermelhas melhoram a aparência e saúde da pele.

Então, opte por pequenas porções ou um mix de frutas para o seu lanche diário, café da manhã ou mesmo em meio ao almoço e jantar.

– Não corte os alimentos de forma brusca:

Na maior parte das vezes, a busca por manter a forma aumenta ou corta o consumo de frutas e reduz, drasticamente, o consumo de alguns grupos de alimentos.

Mesmo que, no início, isso possa parecer saudável, a grande verdade não é essa.

Em síntese, o corte brusco da alimentação pode causar compulsão ou mesmo a deficiência de algumas vitaminas e nutrientes.

Então, ao invés de cortar, reduza o consumo e tente não passar vontade bem como aprenda a consumir outras versões dos alimentos que gosta.

Por exemplo, você pode preparar massas integrais, a lasanha de berinjela, preferir os chocolates mais amargos e trocar o refrigerante por sucos naturais/detox.

– Não se esqueça de se manter hidratado:

O consumo de água é tão importante quanto fornecer alimentos, garantindo combustível para o corpo.

Isso porque, beber água reduz e facilita o controle da fome, melhora a digestão, reduz inchaço e retenção de líquidos e mantem todo o seu corpo em funcionamento.

Photo by Brenda Godinez on Unsplash

Ainda que a dica geral seja beber em torno de dois litros de água por dia, você pode começar com menos, caso tenha dificuldade, e ir aumentando aos poucos.

Como fazer isso?

Para começar, sempre beba água logo pela manhã, depois de acordar.

Durante o dia, mantenha uma garrafa com água fria sempre por perto.

Outra dica é ter aplicativos com alarmes que o lembrem de beber água durante toda a sua rotina. Que pode ser bastante funcional.

Manter a forma com alimentação

Para manter a forma apenas com alimentação, mesmo que seja ideal praticar atividades físicas, é preciso pensar na taxa metabólica.

Essa taxa se refere a quantas calorias o seu corpo gasta ao dia apenas para funcionar.

Ou seja, você precisa consumir, em média, as calorias que o seu organismo vai gastar, evitando a sensação de cansaço e problemas orgânicos.

Para isso, foque no consumo de proteínas, grãos integrais, legumes e verduras bem como em frutas.

Conclusão

Enfim, para finalizar, as dicas para manter a alimentação equilibrada cercam o consumo ideal do dia, frutas, pratos equilibrados, trocas inteligentes e muito mais.

Então, não perca tempo e comece agora mesmo a mudar a sua rotina de maneira simples e não se esqueça de dividir a sua experiência aqui embaixo.

Até o próximo post!

(*) Assessoria

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