22.4 C
Três Lagoas
sábado, 13 de agosto, 2022
InícioNotíciasSebrae celebra 50 anos com ações comemorativas em MS

Sebrae celebra 50 anos com ações comemorativas em MS

Em alusão ao aniversário de 50 anos do Sistema Sebrae, celebrado nesta terça-feira, 05 de julho, o Sebrae/MS realizou uma série de ações comemorativas na sede e nos postos de atendimento nos bairros da Capital – Nova Lima e Parati/Aero Rancho, além das unidades regionais em Mato Grosso do Sul: Bonito, Coxim, Dourados e Três Lagoas.

Na sede, localizada na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande, a programação especial teve início às 8h e seguiu até às 17h, com a presença dos colaboradores e empreendedores atendidos na instituição. Quem passou pelo local se deparou com a reprodução de um “bolo” em LED, trazendo mensagens comemorativas. Além disso, no cruzamento com a Rua Bahia, um “cubo” estampou depoimentos de donos de negócios sul-mato-grossenses que possuem histórias de sucesso e contaram com o apoio do Sebrae para crescer.

No estacionamento da instituição, uma pintura elaborada pelo artista Rafael Mareco trouxe vida às paredes e destacou o trabalho realizado pelos pequenos negócios. Além disso, dentro do prédio, balões e espelho “instagramável” marcaram a decoração. Para os empreendedores que buscaram atendimento, foram distribuídas mudas, onde o Sebrae convidou os presentes a plantarem iniciativas, desenvolver ideias, crescer com o tempo e criar novas possibilidades.

A programação em Mato Grosso do Sul realizada nesta terça-feira fez parte de uma série de ações que buscam evidenciar o trabalho do Sebrae em prol do empreendedorismo ao longo destas cinco décadas, e, principalmente, trazer os pequenos negócios como protagonistas desta celebração, já que são o propósito de existir da instituição. Segundo a gerente de Gestão Estratégica e Comunicação do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o trabalho realizado neste período permitiu várias conquistas para as micro e pequenas empresas.

“A história do Sebrae se confunde com a história do empreendedor brasileiro. Desde o estatuto de microempresa, de 1995, até a Lei Geral de 2006 [Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte], o Sebrae tem uma presença constante trabalhando a melhoria do ambiente de negócios para esses pequenos. Nós acreditamos que, principalmente, a criação da categoria de microempreendedor individual – MEI, permitiu que milhões de brasileiros saíssem da informalidade e pudessem trabalhar por conta própria, gerando emprego e renda, além da sustentação da sua família. Por isso, acreditamos tanto na fusão dessas histórias, do Sebrae e do empreendedor brasileiro”, destacou a gerente.

Empreendedores participam de celebração

A empresária Karina Longo, da Pizzaria do Bigode, em Campo Grande, compareceu à sede do Sebrae para conferir a programação em prol do cinquentenário. Ela, que tem sete anos de empresa – tocada junto à irmã e aos pais –, declara que em várias etapas do negócio, contou com o apoio da instituição para se desenvolver. “Desde o começo nós buscamos o Sebrae para o processo de abertura da empresa. A gente que é empresário põe a mão na massa todos os dias, mas, também é preciso estar atento aos detalhes e o Sebrae ajuda a gente nisso. Participamos do Empretec, consultoria, ficha técnica e já estamos pensando numa proposta de expandir com novos produtos e o Sebrae tem a consultoria para nos dar o apoio necessário para isso”, disse.

Outro que veio participar do festejo foi o empresário Jorge Luiz Capelle de Campos, proprietário dos estabelecimentos Maó Boteco e Saagio Pizza. Este último, ele abriu em meio à pandemia, e também buscou o Sebrae neste processo. “O Sebrae sempre foi muito importante pra gente nos auxiliando em todos os processos, desde consultorias financeiras até ficha técnica, criação de cardápio, organização de processos, e sempre foi muito fundamental utilizar esse conhecimento e experiência e estar no meio dessa galera que a faz a diferença mesmo”, mencionou.

Sebrae 50+50

As atividades comemorativas do cinquentenário do Sebrae seguem ao longo de todo o ano de 2022, em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Foram previstas mais de cem ações pelo Sebrae, em todo o País, que buscam fazer a travessia entre o rico passado de conquistas, a atuação nos dias de hoje e as contribuições para o futuro.

Do ponto de vista histórico, o Sebrae mostra as contribuições que a instituição trouxe para o Brasil, como, por exemplo, a melhoria paulatina do ambiente de negócios, com a construção, junto ao Poder Público, de uma legislação avançada de estímulo ao setor, em particular com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, de 2006.

O Sebrae, ano após ano, oferece centenas de opções de programas, treinamentos, consultorias e cursos de capacitação, voltados para o fortalecimento da gestão empresarial, da competividade e da produtividade dos pequenos negócios. Para mais informações sobre as ações em Mato Grosso do Sul, acesse o Portal do Sebrae ou entre em contato pelo 0800 570 0800.

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.