23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Sebrae celebra 50 anos com ações comemorativas em MS

Em alusão ao aniversário de 50 anos do Sistema Sebrae, celebrado nesta terça-feira, 05 de julho, o Sebrae/MS realizou uma série de ações comemorativas na sede e nos postos de atendimento nos bairros da Capital – Nova Lima e Parati/Aero Rancho, além das unidades regionais em Mato Grosso do Sul: Bonito, Coxim, Dourados e Três Lagoas.

Na sede, localizada na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande, a programação especial teve início às 8h e seguiu até às 17h, com a presença dos colaboradores e empreendedores atendidos na instituição. Quem passou pelo local se deparou com a reprodução de um “bolo” em LED, trazendo mensagens comemorativas. Além disso, no cruzamento com a Rua Bahia, um “cubo” estampou depoimentos de donos de negócios sul-mato-grossenses que possuem histórias de sucesso e contaram com o apoio do Sebrae para crescer.

No estacionamento da instituição, uma pintura elaborada pelo artista Rafael Mareco trouxe vida às paredes e destacou o trabalho realizado pelos pequenos negócios. Além disso, dentro do prédio, balões e espelho “instagramável” marcaram a decoração. Para os empreendedores que buscaram atendimento, foram distribuídas mudas, onde o Sebrae convidou os presentes a plantarem iniciativas, desenvolver ideias, crescer com o tempo e criar novas possibilidades.

A programação em Mato Grosso do Sul realizada nesta terça-feira fez parte de uma série de ações que buscam evidenciar o trabalho do Sebrae em prol do empreendedorismo ao longo destas cinco décadas, e, principalmente, trazer os pequenos negócios como protagonistas desta celebração, já que são o propósito de existir da instituição. Segundo a gerente de Gestão Estratégica e Comunicação do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o trabalho realizado neste período permitiu várias conquistas para as micro e pequenas empresas.

“A história do Sebrae se confunde com a história do empreendedor brasileiro. Desde o estatuto de microempresa, de 1995, até a Lei Geral de 2006 [Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte], o Sebrae tem uma presença constante trabalhando a melhoria do ambiente de negócios para esses pequenos. Nós acreditamos que, principalmente, a criação da categoria de microempreendedor individual – MEI, permitiu que milhões de brasileiros saíssem da informalidade e pudessem trabalhar por conta própria, gerando emprego e renda, além da sustentação da sua família. Por isso, acreditamos tanto na fusão dessas histórias, do Sebrae e do empreendedor brasileiro”, destacou a gerente.

Sebrae celebra 50 anos com ações comemorativas em MS

Empreendedores participam de celebração

A empresária Karina Longo, da Pizzaria do Bigode, em Campo Grande, compareceu à sede do Sebrae para conferir a programação em prol do cinquentenário. Ela, que tem sete anos de empresa – tocada junto à irmã e aos pais –, declara que em várias etapas do negócio, contou com o apoio da instituição para se desenvolver. “Desde o começo nós buscamos o Sebrae para o processo de abertura da empresa. A gente que é empresário põe a mão na massa todos os dias, mas, também é preciso estar atento aos detalhes e o Sebrae ajuda a gente nisso. Participamos do Empretec, consultoria, ficha técnica e já estamos pensando numa proposta de expandir com novos produtos e o Sebrae tem a consultoria para nos dar o apoio necessário para isso”, disse.

Outro que veio participar do festejo foi o empresário Jorge Luiz Capelle de Campos, proprietário dos estabelecimentos Maó Boteco e Saagio Pizza. Este último, ele abriu em meio à pandemia, e também buscou o Sebrae neste processo. “O Sebrae sempre foi muito importante pra gente nos auxiliando em todos os processos, desde consultorias financeiras até ficha técnica, criação de cardápio, organização de processos, e sempre foi muito fundamental utilizar esse conhecimento e experiência e estar no meio dessa galera que a faz a diferença mesmo”, mencionou.

Sebrae 50+50

As atividades comemorativas do cinquentenário do Sebrae seguem ao longo de todo o ano de 2022, em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Foram previstas mais de cem ações pelo Sebrae, em todo o País, que buscam fazer a travessia entre o rico passado de conquistas, a atuação nos dias de hoje e as contribuições para o futuro.

Do ponto de vista histórico, o Sebrae mostra as contribuições que a instituição trouxe para o Brasil, como, por exemplo, a melhoria paulatina do ambiente de negócios, com a construção, junto ao Poder Público, de uma legislação avançada de estímulo ao setor, em particular com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, de 2006.

O Sebrae, ano após ano, oferece centenas de opções de programas, treinamentos, consultorias e cursos de capacitação, voltados para o fortalecimento da gestão empresarial, da competividade e da produtividade dos pequenos negócios. Para mais informações sobre as ações em Mato Grosso do Sul, acesse o Portal do Sebrae ou entre em contato pelo 0800 570 0800.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.