25.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Secretaria realiza panfletagem alusiva ao Dia Internacional contra Homofobia

14/05/2013 14h58 – Atualizado em 14/05/2013 14h58

A ação será nesta quarta-feira (15), às 19h, na Feira Noturna

Da Redação

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Movimento LGBT, realiza nesta quarta-feira (15), às 19h, na Feira Noturna panfletagem de Políticas Públicas e Direitos Humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT, ação alusiva a 17 de maio, Dia Internacional contra a Homofobia.

DIA INTERNACIONAL CONTRA HOMOFOBIA

Entre os anos de 1948 e 1990, a Organização Mundial de Saúde – OMS classificava a homossexualidade como um transtorno mental. Nesse período, usava-se o termo “homossexualismo” para referir-se a orientação sexual de uma pessoa. Vale ressaltar que o sufixo “ismo” significa “doença”.

Em 17 de maio de 1990, há 23 anos, a Assembleia Geral de Organização Mundial de Saúde aprovou e oficializou a retirada do código 302.0 (Homossexualismo) da Classificação Internacional de Doenças – CID, declarando oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”.

A partir desse fato, o movimento LGBT tem priorizado a propagação mundial do termo “homossexualidade” em vez de “homossexualismo”. Esta data simbólica e histórica incentiva à promoção de eventos sobre a conscientização pública em todas as regiões do mundo, visando chamar atenção de pessoas, principalmente de autoridades públicas e políticas para a necessidade cada vez mais urgente de combater e exterminar a homofobia em suas mais diferentes formas de manifestação e ação: a exclusão, a opressão e as de maior gravidade tais como agressões físicas e assassinatos sofridos pela população LGBT.

(*) Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.