22/04/2019 13h44

Pessoas que fazem parte deste novo grupo prioritário devem procurar, a partir de hoje e no decorrer desta semana, todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde

Gisele Berto

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, oficialmente aberta pelo Ministério da Saúde em 10 de abril, iniciou nesta segunda-feira (22) uma nova etapa da imunização contra a Gripe Influenza.

Nesta segunda etapa, a vacina está disponível para imunização das pessoas que constituem o segundo grupo prioritário de risco, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, ou seja: idosos e idosas acima de 60 anos; profissionais da Saúde, mediante a comprovação da respectiva função; as puérperas, que são as mulheres que deram à luz recentemente, ou seja, até 45 dias após o parto; doentes crônicos, com apresentação obrigatória de receita médica; professores e professoras que trabalham em sala de aula na Educação pública e particular, também mediante apresentação de comprovação funcional, por meio de holerite ou crachá; e adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas sócio educativas em UNEI – Unidade Educacional de Internação.

Pessoas pertencentes ao primeiro grupo prioritário, ou seja, crianças de seis meses até seis anos incompletos e gestantes em qualquer tempo de gravidez, ainda podem se vacinar.

As vacinas estão disponíveis, no decorrer desta semana, em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde, ou seja, as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL – DIA “D”

O denominado “Dia D”, de mobilização nacional da campanha está marcado para o primeiro sábado do mês de maio, dia 4, em todo o Brasil. Detalhes, como locais, equipes volantes e horários do “Dia D” da Campanha de Vacinação serão divulgados oportunamente.

No “Dia D”, a vacina contra a Gripe Influenza estará disponível a todos os Grupos Prioritários, acima citados, ou seja, gestantes, crianças e idosos, profissionais da Saúde e da Educação e Doentes Crônicos, que não foram vacinados nas datas a eles reservadas.

Aproveitando a oportunidade do “Dia D”, as equipes de vacinação da SMS de Três Lagoas estarão também realizando a atualização das Carteiras de Vacina de Gestantes e Crianças.

Foto: Divulgação

Comentários