24.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Segundo simulado on-line será realizado neste sábado e domingo

07/05/2016 08h49 – Atualizado em 07/05/2016 08h49

Para participar, interessado deve se cadastrar no sistema on-line. Após iniciar a prova, terá até quatro horas para concluí-la

Da redação

Neste sábado (7) e domingo (8), todos os interessados — não só concluintes do ensino médio — terão a oportunidade de fazer o segundo simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como no primeiro simulado, que contou com a participação de mais de 500 mil estudantes, o teste estará disponível na plataforma Hora do Enem a partir da zero hora de sábado até as 20h de domingo.

Para participar, o interessado deve se cadastrar no sistema on-line. Após iniciar a prova, terá até quatro horas para concluí-la. O simulado também terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração das questões do Enem.

Ana Beatriz Louredo, aluna do terceiro ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, campus de Planaltina, foi uma das estudantes que aproveitaram a primeira chance de testar os conhecimentos para o Enem. Ela fez o simulado no último dia 30 usando o aplicativo no celular.

Após o teste, no qual atingiu 500 pontos, recebeu um diagnóstico detalhado do seu desempenho e de quais videoaulas precisa assistir para se aprimorar. “Agora, eu tenho uma base daquilo em que eu tenho de me empenhar mais, que são as de exatas”, disse.

Interessada em cursar zootecnia ou medicina veterinária, Ana Beatriz recebeu as notas de corte nas universidades pelas quais se interessa e, agora, está mais determinada a aumentar a carga de estudos em química e física. “Matemática, até que eu fui mais ou menos”, ressalvou. Para ela, os simulados devem ajudar os alunos a conhecer seus pontos fracos, mas também a estar mais tranquilos na hora da prova de verdade.

“Vai dando uma base para a pessoa que nunca fez o Enem”, disse. “Quem nunca fez o Enem vai ficando mais tranquilo, vai vendo que a prova não é isso que ela pensa, que é um bicho de sete cabeças.”

PRÓXIMOS

Até a edição do Enem deste ano, nos dias 5 e 6 de novembro, estão previstos outros três simulados on-line. O próximo, em 25 de junho; o seguinte, em 13 de agosto; e o último, em 8 e 9 de outubro.

Desde segunda-feira (2), os estudantes contam com um recurso extra de preparação para o exame e para ampliar o aprendizado. É o MECFlix, ferramenta interativa que oferece gratuitamente videoaulas e links para portais que auxiliam nos estudos. A TV Escola veicula o programa Hora do Enem em parceria com mais de 40 emissoras. A transmissão ocorre todos os dias, às 18h, com uma hora de duração e um intensivo no fim de semana. Todo o conteúdo está acessível a qualquer hora do dia na internet, com smartphone, tablet ou computador.

Mais informações e cadastramento na plataforma Hora do Enem na internet.

(*) Portal do Governo

A prova estará disponível na plataforma Hora do Enem a partir da zero hora de sábado até as 20h de domingo.(Foto: MEC)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.