20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Seis diretores do Detran-MS e outros 7 são presos em ação contra corrupção e lavagem de dinheiro

30/08/2017 07h23

Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) determinou à Procuradoria-Geral e Controladoria Geral rigoroso acompanhamento da Operação Antivírus

Redação

Operação Antivírus prendeu seis diretores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), além de servidor estadual, sócio e ex-sócios de empresas de informática e o ex-deputado estadual Ary Rigo. Também foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão na ação do Grupo de
Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) ontem (29).

A assessoria do governo do estado informou que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) determinou à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e à Controladoria Geral do Estado (CGE) rigoroso acompanhamento da Operação Antivírus. O governador manifestou apoio às investigações e aguarda esclarecimentos dos órgãos de controle para definir as medidas legais cabíveis no âmbito da administração pública.

A defesa dos sócios da Digix informou que discorda dos pedidos de prisão e que teve acesso ao processo no final da tarde, por isso, ainda toma conhecimento dos fatos.
A reportagem não conseguiu contato com o advogado da empresa Pirâmide Informática.

A investigação começou a apurar a existência de organização criminosa voltada à prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro, em 2015. Foram analisados contratos celebrados entre empresas da área de tecnologia da informação e o Poder Público estadual.

Foram presos temporariamente – por tempo determinado – o ex-deputado estadual Ary Rigo que é suspeito da prática dos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção. Segundo a investigação, Ary Rigo teria ligação com a empresa Digithobrasil, com nome fantasia Digix.

Também foram presos temporariamente o sócio da empresa Digithobrasil Jonas Schimidt das Neves e secretário Claudinei Mastins Rômulo.

Na lista de presos preventivos estão: José do Patrocínio Filho, Fernando Roger Daga e Anderson da Silva Campos, sócios e ex-sócio da empresa Pirâmide Informática; Luiz Alberto de Oliveira Azevedo, servidor estadual da Secretaria de Governo do Estado; e os diretores do Detran Gerson Claro Dino (Diretor-Presidente), Donizete Aparecido da Silva (Diretor-Adjunto), Erico Mendonça (Chefe de Departamento), Celso Braz de Oliveira Santos (Diretor de Administração) e Gerson Tomi (Finanças e Diretor de Tecnologia).
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes dos diretores do Detran presos, residência e escritório dos demais presos, residência e gabinete de servidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), em três de informática, duas residências de sócios dessas empresas.

Além dos mandados cumpridos, foram apreendidos cerca de R$ 95 mil em posse de um dos investigados, milhares de documentos, computadores, notebooks, tabletes e celulares de todos os alvos.

(*) G1.COM

Gaeco faz busca e apreensões na sede do Detran, em Campo Grande (Foto: Graziela Resende)

Diretor-presidente do Detran-MS, Gerson Claro, preso preventivamente na Operação Antivírus (Foto: Reprodução/TV Morena)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.