20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Selos dos Correios homenageiam os 200 anos da chegada ao Brasil da missão artística francesa

02/04/2016 11h11 – Atualizado em 02/04/2016 11h11

A emissão postal é composta por quatro selos

Assessoria

Os Correios lançaram emissão comemorativa da Série Relações Diplomáticas, que celebra o bicentenário da chegada da missão artística francesa ao Brasil.

Decorrentes de uma parceria entre os Correios e a Embaixada da França, os selos retratam o grupo de artistas que aportou no Rio de Janeiro, em 1816, a convite de D. João VI. O fato histórico assinalou uma mudança no panorama das belas-artes no País, introduzindo o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo o neoclassicismo, que se iniciava.

SOBRE OS SELOS

A emissão postal é composta por quatro selos, que apresentam, cada um, o retrato de um artista conhecido como um dos pilares da missão artística: Joachim Lebreton, líder; Grandjean de Montigny, arquiteto; Nicolas-Antoine Taunay, pintor de paisagens, e Jean Baptiste Debret, pintor histórico. As cores das bandeiras dos dois países aparecem em alegorias nas artes, destacando as relações diplomáticas entre as nações.

A imagem dos selos foi criada pela artista Dalila Santos, professora e coordenadora de curso de artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos frutos da missão artística. A técnica escolhida para a arte dos selos foi a aguada de nanquim para os retratos e a aquarela para as cenas ao lado dos homenageados. A tiragem é de 480 mil selos, ao valor de R$ 3,55 cada, que podem ser adquiridos nas agências dos Correios, na loja virtual CORREIOS e na Central de Vendas a Distância.

(*) Correios MS

Selos que foram lançados pelo Correios. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.