24/06/2019 07h20

Termômetros alcançam os 31ºC nesta segunda-feira; o dia terá grande amplitude térmica, o que significa mais riscos de doenças respiratórias

Gisele Berto

Nada novo sob o sol – literalmente. A semana começa do jeito que terminou, em Três Lagoas: com temperaturas acima dos 30ºC e umidade atingindo o mínimo de 30%.

Não há previsão de chuva e a umidade relativa do ar chega ao mínimo de 33%, exigindo cuidados com a hidratação.

O dia também terá uma grande amplitude térmica (conhecida como “choque térmico”, é a grande variação de temperatura em um curto espaço de tempo). A segunda-feira começou com 16ºC e chegará a 30ºC por volta das 11h. Isso significa maior risco de doenças respiratórias.

Os especialistas acreditam que isso acontece porque o corpo humano não está adaptado a amplitude térmica. Há uma queda da imunidade do organismo e aí se fica suscetível às bactérias e vírus, principalmente nas mucosas. É quando ocorre o aumento no número de casos de sinusites, rinites e amidalites.

A grande amplitude térmica também faz o coração sofrer, porque ele vai trabalhar muito mais e pode desenvolver arritmias ou até mesmo crises de angina. A pessoa vai ter uma sudorese muito maior e a pressão pode cair.

Foto: Gisele Berto

Comentários