20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Semana da Água prega uso racional dos recursos hídricos

16/03/2012 17h33 – Atualizado em 16/03/2012 17h33

Ações ambientais, educativas e culturais vão marcar Semana da Água

Três Lagoas realiza a partir de segunda-feira a I Semana Municipal da Água

Da Redação

A I Semana Municipal da Água instituída pela Câmara de Três Lagoas será realizada a partir de segunda-feira, com ações ambientais, educativas e culturais. Câmara, Prefeitura e entidades de classe, instituições e ONGs. O foco das atividades, segundo o vereador Jurandir da Cunha (Nuna) Viana (PMDB), presidente da Câmara é o uso consciente da água e preservação dos recursos hídricos.

De acordo com a programação, a I Semana Municipal da Água será realizada com atividades desenvolvidas pela Polícia Militar Ambiental (PMA), Colônia de Pescadores do Jupiá, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Assistência Social, Meio Ambiente e Saúde, escolas, Blog Pense Eco e grupos de ativistas.

PROGRAMAÇÃO

Na segunda-feira (19), as atividades começam às 8h, com o “Abraço na Lagoa”, uma ação simbólica realizada em parceria com alunos do Programa Integração AABB Comunidade e de várias escolas de Três Lagoas, no entorno da Lagoa Maior. O programa levará 225 crianças e adolescentes.

Segundo a assistente de coordenação Elaine Cristina de Freitas Ornellas, todos os anos o Programa AABB Comunidade realiza trabalho de orientação e preservação da água. “Como nosso município é cercado por água, realizamos essas ações de conscientização com nossos alunos”, diz Elaine.

Depois do abraço na Lagoa Maior, alunos vão declamar poemas, contar a história da Lagoa Maior, o porquê da cidade ter esse nome, informações sobre Meio Ambiente, Balneário Municipal e os rios que cortam o Estado.

Na terça-feira (20), às 19h, no salão de eventos da Câmara Municipal, será aberta uma exposição de arte, denominada “Cidade das Águas: caminhos atalhos e tropeços”, na qual serão expostas fotografias e esculturas crônicas que seguem a temática do evento. Também haverá apresentações.

Na quarta-feira (21), intervenções culturais e educativas acontecem durante todo o dia na praça Senador Ramez Tebet e na feira noturna.

Quinta-feira (22) pela manhã, “Arrastão da Limpeza” irá cuidar das margens do Jupiá (rio Paraná). Com a ajuda dos morados de pescadores, PMA, Secretaria de Meio Ambiente e bombeiros será feita uma limpeza nas margens e leito do rio. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde lança, no bairro, o programa Saúde na Comunidade, com entrega de sacos de lixo e informações para prevenção e combate à dengue e leishmaniose.

À noite, uma mesa redonda programada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com parceria da Fibria, será realizada no anfiteatro da unidade I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre pesquisadores e alunos. O evento é aberto à população e visa discutir o uso da água em Três Lagoas.

Fechando as atividades da semana, o blog Pense Eco, que discute temas ambientais, vai realizar, em parceria com o Poder Legislativo, o I Fórum sobre (Eco) Turismo e Sustentabilidade, sob o enfoque de Diálogos e Práticas Interdisciplinares. O evento irá reunir alunos, pesquisadores, educadores e várias autoridades políticas do estado, a fim de refletir sobre os problemas ambientais da região do Bolsão sul-mato-grossense.

Semana da Água prega uso racional dos recursos hídricos

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.