18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS em Três Lagoas

22/10/2013 16h25 – Atualizado em 22/10/2013 16h25

Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS em Três Lagoas debate a importância da ciência para o esporte

A comissão organizadora do evento segue o tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013, “Ciência, Saúde e Esporte”

Da Redação

A pesquisa científica e tecnológica em benefício do esporte. O tema está sendo abordado em diversas atividades da Semana de Ciência e Tecnologia promovida pelo Câmpus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

A comissão organizadora do evento segue o tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013, “Ciência, Saúde e Esporte”.

“A ciência atua no que diz respeito aos métodos aplicados no esporte e aos materiais utilizados, como vestimentas e suplementação alimentar. Pesquisas também contribuem para a aceleração da recuperação de atletas”, comenta o presidente da comissão, professor Alan Antunes.

Na noite dessa segunda-feira, 21, a palestra de abertura da Semana debateu aspectos da ciência, saúde e esporte diante dos megaeventos que o Brasil está prestes a sediar, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

O professor Alfredo César Antunes falou sobre uma pesquisa desenvolvida há dois anos na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná.

“Discute-se muito sobre imagens de alta resolução e sistemas de segurança nos estádios. Por outro lado, temos tecnologias simples que garantem o acesso à prática de esportes, como é o caso da bola que não fura e que pode ser usada por crianças de comunidades carentes, onde há muita sujeira”, comenta o professor Antunes.

Também nessa segunda-feira, o professor Claudinei Chelles, da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), ofereceu um minicurso sobre a utilização das tecnologias no controle do estresse em situações de treinamento esportivo.

FECITEL

Estudantes do ensino médio, técnico integrado e graduação de instituições de ensino públicas e privadas de Três Lagoas, além de servidores do IFMS, apresentam 30 trabalhos na I Feira de Ciência e Tecnologias de Três Lagoas (Fecitel), que integra a programação da Semana.

O estudante Kevin Adrian Tsuruda Wiggers, 17, aluno do 6º semestre do curso técnico em Informática do IFMS, apresenta um trabalho sobre criptografia, a ciência que estuda a segurança na comunicação.

“Pretendo estudar esse tema no trabalho de conclusão de curso, só que mais completo. Eu me inscrevi na Fecitel para ter uma avaliação prévia da pesquisa, ter um parecer de quem conhece o tema”, explica o estudante que foi orientado pelo professor de matemática do IFMS, Joel Marcelo Becker.

Os trabalhos da Fecitel serão apresentados nesta quarta-feira, 23, no câmpus provisório do IFMS, das 13h às 15h. O endereço é Rua Urias Ribeiro (Estrada Boiadeira), 2.327 – Alto da Boa Vista (Colégio Unitrês – Objetivo). O evento é aberto ao público.

PROGRAMAÇÃO

A Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS no Câmpus Três Lagoas foi aberta na noite dessa segunda-feira, 21, e segue até sexta-feira, 25.

Também constam na programação minicursos nas áreas de pesquisa, eletricidade e matemática, além de palestras sobre computação forense, crimes cibernéticos, engenharia biomédica, entre outros temas.

A programação completa da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS consta na página oficial do evento disponibilizada no endereço http://www.ifms.edu.br/.

(*) Com informações de Assecom IFMS

I Feira de Ciência e Tecnologias (Fecitel) apresenta 30 trabalhos (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.