22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Semana Teológica discute “Família e a Crise da Pós-Modernidade”, com participações à distância e presenciais

22/04/2016 17h36 – Atualizado em 22/04/2016 17h36

Semana Teológica discute “Família e a Crise da Pós-Modernidade”, com participações à distância e presenciais

Também haverá a presença de palestrantes de outras Arquidioceses, que abordarão temas pertinentes

Assessoria

De 16 a 20 de maio a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS), realiza a “Semana Teológica – Família e a Crise da Pós-modernidade”. O intuito é levar os cristãos a uma experiência de reflexão teológica sobre a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, “A Alegria do Amor: sobre o amor na família”. As participações podem ser presenciais ou à distância.

Em parceria com o Instituto Teológico João Paulo II (ITEO), Regional Oeste I da CNBB, Arquidiocese de Campo Grande e Diocese de Dourados, essa reflexão será feita a partir do ponto de vista teológico oriundo da revelação presente na Sagrada Escritura e na Fé da Igreja.

Dentre os palestrantes está o Arcebispo Metropolitano de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa, que abordará a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia. Como o próprio título sugere, o documento oferece recordações concretas da beleza da vida familiar, apesar de todos os desafios que esta vocação pode implicar. O Papa escreve eloquentemente acerca de como formar uma família significa tomar parte no sonho de Deus, unir-se a ele na edificação de um mundo “onde ninguém se sinta só”.

Também haverá a presença de palestrantes de outras Arquidioceses, que abordarão temas pertinentes como: As Novas Configurações de Família; Ideologia de gênero e suas consequências; Influência dos meios de comunicação na desconstrução do modelo tradicional de família e as Perspectivas Pastorais à luz da Exortação Apostólica Amoris Laetitia.

SERVIÇO

As inscrições para a “Semana Teológica – Família e a Crise da Pós-modernidade” podem ser feitas pelo endereço Site UCDB. A contribuição é de R$ 30.

Confira abaixo um breve resumo sobre a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia e a agenda completa do evento.

Sobre a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia

O documento tem 256 páginas e traz as conclusões de dois sínodos sobre a família realizados em 2014 e 2015. O Papa Francisco deseja ajudar os casais cristãos a perseverar com fidelidade e paciência e encoraja todos a serem um sinal de misericórdia sempre que faltar paz e alegria à vida familiar. Esperamos que todos possam ficar agradavelmente surpreendidos pelo fato da Exortação ser tão concreta. O Pontífice, com um coração de pastor, de modo simples, mas, porém profundo, entra nas realidades quotidianas da vida familiar.

Enfim, a Amoris Laetitia apresenta propostas para que a Igreja e os seus pastores mudem o seu foco a respeito da família: acompanhar, integrar e permanecer próximo de todos os que sofreram os efeitos de um amor ferido. Acima de tudo, a Exortação desafia-nos a sermos compreensivos diante de situações complexas e dolorosas. O Papa Francisco deseja que nos aproximemos dos fracos com compaixão, e não com julgamentos, e a “entrar em contato com a vida concreta dos outros e conhecermos a força da ternura”.

Agenda da “Semana Teológica – Família e a Crise da Pós-modernidade”

Local: Anfiteatro da Universidade Dom Bosco (Campo Grande, MS) – Bloco A

Data: de 16 a 20 de maio de 2016

16/05/2016 – 19h às 22h30

Tema: A Família Católica e o Sínodo Das Famílias
Palestrante: Dom Dimas Lara Barbosa Arcebispo Metropolitano de Campo Grande – MS

17/05/2016 – 19h às 22h30

Tema: As Novas Configurações de Família

Palestrante: Pe. José Rafael S. Duran

É especialista em Bioética e Doutor em Teologia Moral. Atualmente é docente na PUC – PR e assessor de Bioética do Regional Sul II da CNBB

18/05/2016 – 19h às 22h30

Tema: Ideologia de gênero e suas conseqüências

Palestrante: Pe. José Eduardo Silva
É Doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Università Della Santa Croce, Itália. Atualmente é docente no Centro Universitário Salesiano São Paulo.

19/05/2016 – 19h às 22h30

Tema: Influência dos meios de comunicação na desconstrução do modelo tradicional de família

Palestrante: Pe. Wladimir Porreca – Diocese de São João da Boa Vista – SP

É Doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. Atualmente é Assessor Nacional para a Vida e a Família – CNBB.

20/05/2016 – 19h às 22h30

Mesa redonda

Tema: Perspectivas Pastorais à luz da Exortação Apostólica Amoris Laetitia

Mediador: Pe. Adriano, Diretor do Iteo.

Convidados: Pe. Juan Diego, Reitor do Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, Pe. Paulo Vital, Pároco do Santuário de Nossa Senhora da Abadia – CG e Assessor estadual do E.C.C. Professora Dolores, docente da UCDB.

Coordenador(a):

Pe. Wilson Cardoso de Sá

Mais informações: [email protected]

Telefone para contato: (67) 3314-7345

SOBRE A DIOCESE DE TRÊS LAGOAS

A Diocese de Três Lagoas (Dioecesis Trilacunensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica com sede episcopal em Três Lagoas (MS). Foi criada pelo Papa Paulo VI em 3 de janeiro de 1978.Abrange um total de 10 cidades (Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia), e contempla 15 Paróquias com mais de 108 capelas/comunidades.

(*) Pascom – Pastoral da Comunicação da Diocese de Três Lagoas

A reflexão será feita a partir do ponto de vista teológico oriundo da revelação presente na Sagrada Escritura e na Fé da Igreja. (Foto: Assessoria)

Serão cinco dias de programação. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.